Publicidade
Notícias | Região REGIÃO

Portão conclui asfaltamento do desvio do pedágio da RS-240

Obra foi entregue bem antes do previsto, faltando agora só sinalização

Publicado em: 07.06.2023 às 07:18 Última atualização: 07.06.2023 às 10:27

O trecho do desvio do pedágio da RS-240, em Portão, que antes continha parte em calçamento e outra parte em chão batido, já está totalmente asfaltado.

O serviço, que começou no início de maio, foi entregue em bem menos tempo do que o previsto - o prazo de contrato era que a obra fosse concluída em quatro meses -, faltando agora, segundo a prefeitura portanense, apenas a sinalização no local.

Trecho do desvio do pedágio de Portão já está totalmente asfaltado
Trecho do desvio do pedágio de Portão já está totalmente asfaltado Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

No total, pouco mais de 900 metros entre as Ruas São Leopoldo e Otávio Juventil da Rosa receberam o asfaltamento, trecho que fica na localidade do Rincão do Cascalho. A execução das obras ficou a cargo da empresa Toniolo Busnello e o investimento total do município foi de aproximadamente R$ 946 mil.

Pintura

Além do asfalto, pelo menos cinco quebra-molas foram instalados no trecho e já há algumas placas de trânsito. "Só está faltando a sinalização, tanto a vertical, que são as placas, como a horizontal, que é a pintura. Precisamos esperar um tempo de cura, em torno de 15 a 20 dias, para fazer a pintura ali. Pretendemos em, no máximo um mês, finalizar essa parte de sinalização, mas o restante já está liberado no local", disse o superintendente de planejamento e obras de Portão, Guilherme Martini.

Ele explicou que a empresa estava em outra obra e, quando finalizou a mesma, colocou mais de uma equipe para os trabalhos no desvio. "Conseguiram finalizar a obra em menos de duas semanas. Tínhamos previstos de 3 a 4 meses, por medo da chuva, mas na hora da escavação vimos que o solo era melhor do que prevíamos, o que acabou agilizando bastante", explicou.

Atualmente, segundo Martini, as equipes se voltaram para o asfaltamento de outras ruas, também já licitadas para o município.

Moradores satisfeitos

No trecho, moradores e comerciantes se mostram satisfeitos com o asfaltamento do local. “Foi muito bom, com certeza. Tinha muita poeira aqui, todo dia tinha que chegar e esfregar tudo porque era horrível. Agora, não tem mais nada de poeira. Melhorou 100%”, disse Millena Yasmin de Oliveira, 21 anos, que trabalha num comércio da Rua São Leopoldo, acrescentando que o movimento no local também aumentou.

Ela elogiou também a rapidez na conclusão dos trabalhos. “Aqui foi feito em um dia”, contou. “Temos que agradecer pelo que o prefeito fez pra nós. Ele está fazendo um bom trabalho aqui”, opinou Osmar Silva da Rosa, 55, morador do local há 9 anos, que também exaltou o novo asfalto.

Obras pelo interior

O prefeito de Portão, Delmar Hoff, o Kiko, lembrou que o asfaltamento de vias no interior do município faz parte de uma política adotada pela gestão. “No meu entendimento, quanto mais asfalto botar no interior, mas vai crescer a cidade”, resumiu.

Segundo Kiko, já iniciaram as obras de asfaltamento na Rua Vereador Antonio Rodrigues da Rosa, que somam 2,2 quilômetros, e, nas próximas semanas, devem começar na Estrada da Cachoeira, do Morro do Pica-pau até o antigo frigorífico, totalizando mais 3,2 quilômetros de asfalto. Na última semana, Kiko esteve no trecho do desvio para ressaltar a conclusão do asfaltamento.

Ele falou sobre o trabalho feito “em tempo recorde” e ponderou que a concessionária responsável pela rodovia notificou a prefeitura sobre os acessos. “Eles queriam que trancássemos os acessos, mas essas ruas já existiam e estavam liberadas antes mesmo do pedágio se instalar aqui”, argumentou.

Concessionária notifica prefeitura por acessos

Procurada, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pelo pedágio de Portão, confirmou que notificou a prefeitura de Portão por conta dos acessos ao desvio. Segundo a empresa, após vistorias no trecho, foi constatada a existência de “acessos irregulares” no segmento da RS-240, nos km 14+400, km 14+300, Km 14+025, Km 13+800, km 13+500 e Km 12+600, sob a responsabilidade do município de Portão.

“Os referidos acessos encontram-se em desacordo com os procedimentos estabelecidos nas normas do Dnit e Daer-RS, representando elevado risco aos transeuntes e demais condutores que trafegam pelos locais”, alegou a CSG, em nota.

“Tem-se a asseverar que os acessos instalados nos quilômetros supracitados, vem sendo utilizados de forma ampliada após o início da cobrança de tarifa de pedágio pela empresa CSG. Essa situação (desvio ao pagamento do pedágio) agrava ainda mais o perigo de ocorrência de acidentes no local”, justificou o texto.

A notificação enviada à prefeitura concedia o prazo de 24 horas para fechar os acessos, além de, no prazo de até 15 dias, apresentar o projeto dos referidos acessos, para que sejam analisados e aprovados, de acordo com a atual legislação estadual. A CSG disse, entretanto, que não recebeu resposta da prefeitura.

Prefeitura diz que contranotificou CSG

A procuradora-geral do município de Portão, Tatiana Sampaio, disse que a prefeitura recebeu notificação extrajudicial da CSG, respondeu e contranotificou a concessionária para que “se abstenham de adotar qualquer medida que obstaculize o acesso”. “Juntei aos autos da ação civil pública postulando que o juízo se manifeste”, afirmou Tatiana, citando que a concessionária também se manifestou nos autos. O processo segue correndo na Justiça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual