Publicidade
Notícias | Região VISITA A CARAÁ

Expedição a nascentes do Rio dos Sinos fecha a Semana do Meio Ambiente de São Leopoldo

Grupo conheceu o ambiente de cursos d'água e cascatas com água cristalina e pura, em meio à mata nativa e natureza exuberante.

Publicado em: 08.06.2023 às 09:58 Última atualização: 08.06.2023 às 09:59

A Semana do Meio Ambiente de São Leopoldo foi encerrada na terça-feira (6 de junho - um dia após o Dia Mundial do Meio Ambiente) com uma expedição às nascentes do Rio dos Sinos, localizadas na cidade de Caraá, litoral norte. A programação começou em 29 de maio, com a exibição do documentário Rio dos Sinos - Caminho das Águas.

Grupo visitou a cidade do litoral norte na terça-feira
Grupo visitou a cidade do litoral norte na terça-feira Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

Coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), a jornada contou com a participação do secretário Anderson Etter; da presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), Viviane Feijó; e de integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e do Fórum dos Arroios.

O grupo conheceu o ambiente de cursos d'água e cascatas com água cristalina e pura, em meio à mata nativa e natureza exuberante.

Uso da água

Etter apontou que a Semana do Meio Ambiente foi pensada para ampliar na sociedade as pautas que tratam da preservação do patrimônio natural. "Nosso governo tem como estratégia um conjunto de ações que trata da defesa do meio ambiente e em especial o Rio dos Sinos. Verificar o antagonismo da situação do rio em sua nascente e na área que cruza nossa cidade é uma forma de chamar atenção para o uso da água", explica.

Ele acrescenta que "a Lei 9.433 de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, diz que a água deve ter prioritariamente dois fins: atender o consumo humano e saciar a sede de animais. Então precisamos assegurar água de boa qualidade à atual e às futuras gerações. Projetos como os desenvolvidos em São Leopoldo que envolvem o cadastramento e monitoramento de nascentes e arroios têm garantido a conservação dos mananciais locais".

A estudante de Administração Jéssica Fernandes participou da expedição e disse que foi um momento muito especial. "Vivemos uma correria dentro da cidade e, muitas vezes, não percebemos a importância do Rio dos Sinos. Esse lugar é lindo."

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual