Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul CALORÃO SE DESPEDE

Feriadão de Corpus Christi começa com calor atípico e terminará com frio abaixo de 5°C no RS

Saiba como ficará o tempo entre esta quinta-feira e o domingo nas cidades da região metropolitana e da Serra

Publicado em: 08.06.2023 às 09:23 Última atualização: 08.06.2023 às 09:24

O calor atípico que atingiu o Rio Grande do Sul vai seguir nesta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi. O dia começou com mínimas abaixo dos 15°C na maioria das cidades gaúchas. Nesta tarde, a previsão é que os termômetros registrem temperaturas de 29°C no Vale do Sinos.


Feriadão de Corpus Christi começa com calor atípico e terminará com frio abaixo de 10°C no RS
Feriadão de Corpus Christi começa com calor atípico e terminará com frio abaixo de 10°C no RS Foto: Inézio Machado/GES/Arquivo/GES

"O bloqueio atmosférico poderá atingir o seu pico de aquecimento nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. A previsão é de máximas que poderão superar os 30°C com projeção de temperatura muito alta para esta época do ano", explica a meteorologista Estael Sias.

Segundo a MetSul Meteorologia, na sexta-feira (9), as máximas poderão até passar dos 30°C na região metropolitana de Porto Alegre. No sábado (10) ainda faz calor, com máxima de 27°C em cidades como Novo Hamburgo.

Calorão se despede no início da semana

Neste domingo (11) as temperaturas caem de forma acentuada, com mínimas abaixo de 10°C. Em São Francisco de Paula, nos Campos de Cima da Serra, as temperaturas podem chegar a 4°C até a noite de domingo.


A virada na temperatura ocorre devido a chegada de um sistema frontal que vai cruzar o Estado entre o sábado e o domingo. "Essa mudança poderá vir acompanhada de vento forte e temporais isolados", destaca Estael. Dessa forma, o frio vai intensificar no decorrer da próxima semana. 

Conforme a MetSul, o primeiro impacto será nas máximas que poderão ter uma queda de até 15°C. O segundo impacto será nas mínimas com marcas que ficarão abaixo de zero ainda na primeira metade da próxima semana.

Risco de geada

A MetSul diz que a temperatura baixa, com vento calmo e ar seco poderá formar geada nas cidades gaúchas na próxima semana. A queda acentuada na temperatura em latitudes tão baixas recebe o nome de "friagem", de acordo com Estael.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual