Publicidade
Notícias | Região SOLIDARIEDADE

Com queda na temperatura, cidades reforçam pedidos por doações de agasalhos

Roupas masculinas e infantis estão entre as maiores carências da região

Publicado em: 12.06.2023 às 08:36 Última atualização: 12.06.2023 às 08:39

Com a proximidade do início oficial do inverno, no dia 21 de junho, e a previsão de frio intenso para os próximos dias, cidades da região reforçam pedidos por itens em falta nas suas campanhas do agasalho. Roupas masculinas e infantis estão entre as maiores carências nas arrecadações das cidades de cobertura do Jornal VS.

Loja social móvel é uma das iniciativas em Esteio
Loja social móvel é uma das iniciativas em Esteio Foto: Daniela Lacerda/Prefeitura de Esteio

Em São Leopoldo, a mobilização, que teve início no dia 4 de maio e que seguirá até 5 de setembro, já arrecadou mais de 77 mil peças. Coordenadora do Banco Municipal do Agasalho, Francine Lucchese conta que entre as doações recebidas há muitos itens de descarte e peças de verão.

"São roupas que a gente acaba estocando em vez de distribuir para a comunidade que mais precisa", comenta. "Estamos precisando muito de roupas masculinas, infantis e juvenil, roupas de cama e cobertas em bom estado de uso", destaca. Conforme Francine, o volume de retirada no Banco do Agasalho leopoldense varia entre 600 e mil peças de roupas por dia.

A meta da campanha do agasalho na cidade é a arrecadação de de 200 mil peças durante a mobilização e 250 mil o ano todo. Na cidade, a campanha conta com 40 pontos de coleta. Os itens arrecadados são colocados à disposição de quem mais precisa no Banco do Agasalho. O banco está localizado no Ginásio Celso Morbach, sala 14, na Avenida Dom João Becker, 271, Centro. O atendimento no local é feito de segunda a quinta, das 8h30 às 13 horas.

Loja social

Em Esteio, a campanha do agasalho teve início no dia 16 de maio, com a meta de superar a doação realizada em 2022, quando foram distribuídas mais de 25,7 mil peças de roupas. Na cidade, a arrecadação é feira na sede da prefeitura, em empresas e entidades parceiras, onde estão instalados pontos de coleta e também em quatro drive-thrus na Rua Coberta.

As doações às famílias em vulnerabilidade social são feitas na Loja Social Fixa, junto à Casa da Solidariedade, e em sete edições da Loja Social Móvel que serão realizadas em diferentes comunidades de Esteio. A primeira delas ocorreu de cinco a sete de junho no bairro Parque Primavera, quando foram doados mais de 1,7 mil agasalhos. A nova edição ocorrerá de segunda (12) até quinta-feira (15) no bairro Olímpica.

Sapucaia do Sul e Jornal VS também mantêm suas campanhas

Na região seguem ocorrendo, também, as campanhas organizadas pela prefeitura de Sapucaia do Sul e pelo Jornal VS. Em Sapucaia, o objetivo é superar a marca de 60 mil peças arrecadadas com a mobilização no ano passado.

O Jornal VS e parceiros estão engajados em favor de quem mais precisa, através da Campanha do Agasalho Estenda a Mão e Aqueça o Coração, apresentada por Senac, Datwyler e Rede Energia. A iniciativa segue até 21 de junho, sendo realizada com os bancos do agasalho de São Leopoldo e Esteio e com adesão de empresas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual