Publicidade
Notícias | Região ALERTA NA PISTA

Caminhão tomba em rodovia gaúcha com três toneladas de explosivos

Carga de nitrato de amônio é o mesmo material que destruiu área portuária no Líbano com mais de 200 mortes em 2020

Publicado em: 14.06.2023 às 22:59 Última atualização: 14.06.2023 às 23:01

O tombamento de um caminhão carregado com três toneladas de nitrato de amônio na BR-290, em Butiá, colocou em alerta especialistas em explosivos da Polícia Federal e Brigada Militar na tarde desta quarta-feira (14). É o mesmo material que provocou grande destruição em Beirute, capital do Líbano, com 218 mortos e mais de sete mil feridos em agosto de 2020.


Policiais federais e militares trabalham na remoção segura da carga na noite desta quarta-feira
Policiais federais e militares trabalham na remoção segura da carga na noite desta quarta-feira Foto: Polícia Federal

Estava somente o motorista do caminhão, que sofreu lesões leves, por volta das 15h30. Diante da informação sobre o que era transportado, a rodovia foi interditada na região carbonífera com previsão de liberação somente para o início da madrugada desta quinta (15).


O Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) da PF e o Batalhão de Operações Especiais da BM confirmaram que se tratava de ammonium nitrate fuel oil (Anfo), usado em pedreiras para extração de calcário. O veículo e a carga estavam em situação regular.

A explosão de centenas de toneladas de Anfo, armazenadas criminosamente em depósito no porto de Beirute, devastou em poucos segundos uma vasta área da capital libanesa. Dezenas de corpos ficaram sob os escombros. A suspeita inicial era de ato terrorista, mas as investigações acabaram apontando para imperícia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual