Publicidade
Notícias | Região FUTURO QUE QUEREMOS

Estância 360° apresentará propostas para o município neste sábado

Após nove meses de trabalho, ideias pensadas para as próximas décadas de Estância Velha serão divulgadas

Publicado em: 16.06.2023 às 07:00

Pensar estrategicamente o que se quer para o futuro, traçando metas para o desenvolvimento de uma cidade melhor. Esta é a missão do projeto Estância 360°, que visa projetar Estância Velha até 2050. Os nove meses de trabalho resultaram nas propostas do Modelo Estratégico de Desenvolvimento Integral que será apresentado neste sábado (17), a partir das 18 horas, em um evento para convidados na Sociedade Canto União.

A comunidade poderá conferir tudo por meio de live realizada no perfil do Instagram e no YouTube Estância 360°. Apresentação de artistas locais e show da Orquestra VOE, composta por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), serão atrações do evento.

Cansi (e), ao lado de Gusmão, detalhou atuação do projeto
Cansi (e), ao lado de Gusmão, detalhou atuação do projeto Foto: Júlia Taube/GES-Especial

O movimento é uma idealização do Instituto Pró-Estância Velha (Ipev). Ao todo, 140 ações voltadas para as áreas social, econômica, cultural e urbanística, divididos em 12 grandes grupos de visões denominados de ideias-força, foram criadas. Cada uma foi arquitetada em conjunto com a população, com cerca de cem pessoas da sociedade civil que participaram de três oficinas. No evento, serão apresentados de um a dois projetos ícones de cada uma das 12 ideias-forças.

Se apoderar da cidade onde vive é o primeiro pilar estratégico elaborado pelo movimento e o segundo é introduzir dentro da administração pública uma visão de longo prazo.

"A primeira oficina era olhar para o futuro e tentar imaginar o que a cidade poderia se tornar. A segunda era como chegaríamos até lá e a terceira foi o detalhamento dos projetos", relembra o presidente do Ipev, Eduardo Cansi, durante visita à sede do Grupo Sinos nesta quinta-feira (15). Ele foi recebido pelo integrante do Conselho de Administração do Grupo Sinos, Carlos Eduardo Gusmão.

Os projetos envolvem também diversas facetas da sociedade, sendo 40% deles voltados ao poder público, 30% à iniciativa público-privada e 30% que são exclusivamente privados. "O 360° é fazer com que a comunidade volte a se apoderar do município e participar novamente de forma contributiva das melhorias. As cidades desenvolvidas têm os seus munícipes participando", defende.

Amparado em lei

Com apoio da população nas oficinas e nas redes sociais, o movimento busca agora ser amparado por lei. Conforme Cansi, no evento de sábado, o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, entregará ao presidente da Câmara de Vereadores, Yuri Campos, projeto de lei que respalda o Estância 360° e que firma o compromisso do município em cumprir com as propostas. "Isso vira uma lei, onde se cria uma agência que fará a interface entre a comunidade e o serviço público", explica Cansi.

Por enquanto, a agência está nos planos e só sairá do papel quando o projeto for aprovado. No entanto, Cansi adianta que ela será formada por 17 membros de diferentes entidades que representam a sociedade civil. A expectativa é de que até dezembro a lei seja votada e que em janeiro de 2024 o Estância 360° já esteja com seus projetos em atividade.

Para o prefeito, a iniciativa é fundamental para o crescimento de Estância Velha. "O futuro se constrói olhando para os próximos 20 ou 30 anos. Quando fazemos isso juntos, poder público e a sociedade, esse caminho fica mais fácil", afirma Francisco.

O apoio dos moradores também é essencial para o presidente. Por isso, entre as iniciativas de fazer com que a comunidade seja ativa na cidade está o incentivo que o Ipev pretende dar às feiras de ciências da escolas municipais. “A ideia é que os alunos das feiras de ciências leiam as ideias-força junto com a sua família e seu professor e encaixem o seu trabalho dentro dessa ideia-força”, pretende.

As 12 ideias-força

1 - Estância, cidade da paz e do bem viver: qualificação dos espaços urbanos existentes (aumento da gama de serviços de educação, cultura e saúde)

2 - Estância, cidade do consciente coletivo: formação dos direitos cidadãos (capacitação e pesquisa de direitos constitucionais)

3 - Estância, cidade acolhedora: desenvolvimento de espaços urbanos seguros

4 - Estância, cidade porta do desenvolvimento regional: desenvolvimento de infraestrutura de acesso e mobilidade urbana

5 - Estância, cidade sustentável: fortalecimento da educação ambiental para a sustentabilidade

6 - Estância, cidade dos negócios conscientes: educação para a cultura de negócios conscientes

7 - Estância, cidade digital: formação profissional na área da tecnologia da informação

8 - Estância, cidade do patrimônio germânico: promoção dos caminhos germânicos

9 - Estância, cidade da experiência rural: identificação das oportunidades para o desenvolvimento de experiências rurais

10 - Estância, cidade da música e do canto: políticas públicas para o desenvolvimento da música

11- Estância, cidade de gestão cooperativa: engajar a comunidade, poder público e entidades no cooperativismo

12 - Estância, cidade educadora: desenvolvimento da educação para o ser humano e educação para a sustentabilidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual