Publicidade
Notícias | Região EM FUNÇÃO DO CICLONE

Comitiva do governo federal visita São Leopoldo e analisa consequências dos alagamentos

Junto com o governador, Eduardo Leite, e o prefeito, Ary Vanazzi, ministros verificaram situação dos abrigados no Ginásio Municipal Celso Morbach; Veja fotos

Publicado em: 17.06.2023 às 15:59 Última atualização: 17.06.2023 às 20:15

Uma comitiva do governo federal, acompanhado do governador Eduardo Leite, visitou São Leopoldo no início da tarde deste sábado (17), a fim de verificar as consequências dos alagamentos na cidade.

O grupo, formado pelo ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, secretário nacional da Defesa Civil, Wolney Wolff, e do secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, André Quintão Silva, sobrevoou as cidades atingidas pelos efeitos do ciclone extratropical na região e, após, parou em São Leopoldo, onde fez visita ao Ginásio Municipal Celso Morbach – local que abriga famílias desalojadas pela chuvarada na cidade. No município, eles foram recebidos pelo prefeito Ary Vanazzi e secretários do governo leopoldense.

Na sequência, a comitiva foi até a Ponte 25 de Julho verificar a situação do nível do Rio dos Sinos e partiu para a Prefeitura de São Leopoldo, onde realizou entrevista coletiva.

246 milímetros em 18 horas

No ato, Vanazzi lembrou que São Leopoldo viveu episódio semelhante em 2011, quando choveu 176 milímetros e uma pessoa morreu em função dos alagamentos. “Nesse ano a tragédia foi maior, porque, pela primeira vez na história da cidade, em 18 horas choveu 246 milímetros”, ponderou, agradecendo aos órgãos de segurança que ajudaram na retirada das pessoas que tiveram casas invadidas pela água.

Coletiva de imprensa foi realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito Vanazzi
Coletiva de imprensa foi realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito Vanazzi Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

 

Levantamento

O governador disse que solicitou um levantamento das áreas mais afetadas, para que sejam rapidamente identificadas as famílias em maior situação de vulnerabilidade e agilizados programas de apoio financeiro a elas.

Leite também ressaltou as ações solidárias vistas em todos os municípios atingidos por onde passou e disse ser “emocionante ver a enorme solidariedade das pessoas que se envolvem” em ajudar nos locais de atendimento ou com doações. “É muito bonito de ver isso e nos dá conforto e a certeza de que vamos superar esse momento”.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual