Publicidade
Notícias | Região ESTRAGOS DA ENXURRADA

Madeiramento de ponte em ponto turístico é arrastado pela correnteza do Arroio Feitoria

No acesso à Cascata São Miguel, no limite entre Ivoti e Dois Irmãos, estrutura foi danificada e ficou apenas o alicerce de pé

Publicado em: 19.06.2023 às 14:21 Última atualização: 19.06.2023 às 18:36

A enxurrada que atingiu a região a partir de quinta-feira (15), também alterou um cenário de cartão postal e ponto turístico de Ivoti e Dois Irmãos: a Cascata São Miguel. A ponte que era usada principalmente para o acesso de pedestres teve a estrutura de madeira arrancada e carregada pela correnteza do Arroio Feitoria.

Madeiramento da ponte no acesso à Cascata São Miguel foi levado pela correnteza
Madeiramento da ponte no acesso à Cascata São Miguel foi levado pela correnteza Foto: Divulgação

Integrante do Conselho Municipal de Cultura, Andrea Cristina Baum Schneck conta que o madeiramento havia sido trocado há pouco tempo porque o material existente antes estava podre. Mesmo com a substituição, a estrutura não resistiu.

O local é frequentado por pessoas que fazem trilhas ecológicas e outras atividades de lazer e turismo. Também existe um antigo prédio de uma usina hidroelétrica desativada junto da Cascata São Miguel. A enxurrada literalmente modificou a paisagem do local.


Há poucas semanas, visitantes curtiam o local e faziam o registro sobre a ponte que não existe mais
Há poucas semanas, visitantes curtiam o local e faziam o registro sobre a ponte que não existe mais Foto: Andrea Cristina Baum Schneck/Arquivo Pessoal


Ao logo do Arroio Feitoria, pedras também foram arrastadas pela força da água, assim como galhos e outros detritos. 

Camping Behne sofre prejuízos

O Camping Behne, que é uma área particular que fica na margem, também foi atingido. Até telhados caíram. "Esse camping é uma referência em Ivoti e foi arrasado. Vão fazer uma campanha", destaca Andrea.


Camping Behne sofreu muitos estragos e telhados vieram abaixo
Camping Behne sofreu muitos estragos e telhados vieram abaixo Foto: Divulgação

"Fizemos uma caminhada ecológica ali há pouco tempo e o leito do arroio estava praticamente seco. Agora, a gente olha e mudou a paisagem. Muitos grupos de fora acampavam lá, faziam retiros. É um espaço não só de lazer, mas também de acolhimento", comenta.

De acordo com o proprietário do empreendimento, Leandro Behne, os principais estragos foram na cozinha. Ele ainda não conseguiu calcular os prejuízos. "A cozinha foi toda levada embora pelo arroio. Ainda não tive cabeça para somar os estragos", destaca.

Uma mobilização foi lançada com arrecadação de doações via Pix – a chave é o CNPJ 07.765.840/0001-94.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual