Publicidade
Notícias | Região EFEITOS DO CICLONE EXTRATROPICAL

Moradores do bairro Liberdade, em Esteio, contabilizam prejuízos

Calçadas se tornaram um depósito a céu aberto de móveis, roupas e até alimentos cobertos pela lama

Publicado em: 19.06.2023 às 17:59

Para os moradores do bairro Liberdade, em Esteio, na divisa com Canoas, a segunda-feira (19) foi de limpeza e contabilização dos estragos causados pela forte chuva em decorrência do ciclone extratropical que atingiu a região na última sexta-feira (16).

Ao andar pelas ruas, o rastro de prejuízo era visível. Em pouco tempo, as calçadas se tornaram um depósito a céu aberto de móveis, roupas e até alimentos cobertos pela lama. “A força da água foi tão grande que invadiu mais de um metro de altura as casas. A última vez que tinha visto algo parecido foi em 2015, e mesmo assim em menor volume”, aponta o morador José Eri da Silva, de 66 anos.

Silva conta que a água invadiu a rua inteira de forma rápida. “Não dormimos. Era madrugada de sexta-feira quando só deu tempo de levantar alguns móveis e sair para a casa da sogra. Voltamos no domingo, quando a água começou a recuar. Mesmo assim tivemos um prejuízo de cerca R$ 3 mil. Perdemos armários, estofados, roupas, colchão. Soubemos que alguns vizinhos de bairro em ruas próximas perderam tudo, até a estrutura da casa sofreu danos”, destaca o aposentado.

Rosane Sventnickas, esposa de Silva, se criou na região, ela afirma que nunca tinha vivido algo nessa proporção. “Lembro da enchente de 2015, mas essa foi pior. Muitas pessoas perderam o pouco que tinham. É uma situação triste. A prefeitura de Esteio informou que nos próximos dias vai fazer uma força-tarefa para recolher os entulhos espalhados pelas calçadas. É difícil pensar que todo esse lixo eram os bens materiais das pessoas”, diz a cozinheira.

Para Rosane a solidariedade é fundamental para auxiliar quem mais precisa. “Nós perdemos bastante coisa, mas graças a Deus vamos conseguir comprar de novo, mas tantas outras famílias não têm a mesma sorte. Diversos moradores do nosso bairro [Liberdade] precisam de todo e qualquer tipo de doação. A Defesa Civil está recebendo para distribuir para as pessoas”, conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual