Publicidade
Notícias | Região VALE DO PARANHANA

Parobé inaugura o primeiro posto de coleta de sangue da região

Unidade pretende atender cerca de cem doadores por mês e de qualquer cidade da região; saiba como participar

Publicado em: 24.06.2023 às 18:02

Começou a funcionar neste sábado (24) o primeiro posto de coleta de sangue de Parobé, em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que vai atender o Vale do Paranhana e será um ponto importante de captação e coleta de sangue na região. A previsão é atender cerca de 100 doadores por mês.


A Secretária Municipal de Saúde, Ana Elisa de Lima, diz que esse é um marco histórico para a cidade, pois vai atender uma demanda que já existia há bastante tempo. “Nós sempre organizamos um ou dois ônibus para levar as pessoas para doar sangue em Porto Alegre. Agora, vamos poder trazer mais conforto e segurança, sem precisar do deslocamento até lá”, explica.

A ideia já era discutida desde 2020, quando começaram as tentativas de instalar o posto na cidade. Através de reuniões com o Hemocentro, conseguiram fortalecer a parceria. O posto fica nas dependências do Caps de Parobé, e funciona como uma extensão do local. “Com representantes do próprio Hemocentro, começamos a visitar várias UBS e locais aqui da cidade, mas eles decidiram que aqui era o melhor lugar”, afirma.

Para capacitar a equipe responsável pela unidade, técnicos do Hemocentro prepararam treinamentos, solicitaram os equipamentos e tudo o que fosse necessário para o projeto sair do papel. “Vai atender toda a nossa região. A população sempre se mobilizou para doar. Já tivemos 3 certificados de município amigo do Hemocentro”, ressalta.

Benefício para a região

A responsável técnica do Hemocentro, Sarina Trevisan, explica que boa parte da região tem dificuldade de acesso aos pontos de coleta de sangue. “Acaba que precisamos encaminhar os doadores para esses locais, então, é importante que a gente aproxime os centros de coleta dos municípios”. O posto continua sob responsabilidade do Hemocentro, e conta com uma equipe local e também de supervisão.

A inauguração do ponto de coleta coincidiu com o Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue. De acordo com Sarina, no inverno, os estoques de bolsas de sangue diminuem. “Quando o frio chega, a gente sempre pede um reforço nas doações”, afirma.

De acordo com o diretor de cultura e turismo de Parobé, que também é captador voluntário do Hemocentro, Lucas Fernandes, a estimativa que 2,5 mil pessoas tenham se tornado doadoras desde 2020. “É uma alegria imensa ter esse posto aqui na cidade. As pessoas não vão mais precisar ir até lá. É uma conquista nossa. Tenho certeza que vai aumentar ainda mais os doadores. É um trabalho que está só começando”, enfatiza.

Neste sábado, 55 voluntários foram até o local para fazer a doação de sangue. Conforme com a Secretária de Saúde do município, inicialmente as coletas serão feitas a cada 15 dias. Os próximos atendimentos estão marcados para 6 de julho e 20 de julho. O agendamento deve ser feito pelo telefone (51) 3543 8647, ramal 763, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.


População aproveitou o sábado para fazer o bem

Mário Oliveira Araújo, 57 anos, é morador de Parobé e conta que sempre foi doador. “Ir até Porto Alegre era ruim, mas eu sempre fui. Fiquei sabendo ontem do atendimento aqui. Para a nossa população vai ser ótimo”, avalia.


Casal de Campo Bom e Sapiranga, Bruno Queiroz, 23, e Gabriela dos Santos, 18 anos | Jornal NH
Casal de Campo Bom e Sapiranga, Bruno Queiroz, 23, e Gabriela dos Santos, 18 anos Foto: Laura Rolim/GES Especial

O casal Bruno Queiroz, 23, e Gabriela dos Santos, 18, ficou sabendo da novidade e aproveitaram a oportunidade para doar. Ele veio de Campo Bom e ela de Sapiranga. “Eu sempre ia com o hospital de Sapiranga, mas aqui é muito mais acessível e rápido. É muito bom. Eu sempre penso que algum dia eu posso precisar”, diz. Para Queiroz, o momento é uma oportunidade de “transmitir vida”.

Já a moradora de Parobé Lurdes Freiberger de Almeida, 50, que já é doadora há mais de um ano, se sente grata por poder ajudar. “Nós que temos saúde, precisamos aprender a doar. Só gratidão. É um gesto de amor ao próximo poder fazer o bem”, declara.

Como doar

O posto de Parobé aceita doadores de todas as cidades. Mas, para doar sangue é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos precisa de autorização dos pais ou responsável);
  • Pesar acima de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde e ir alimentado no dia da coleta;
  • Apresentar documento oficial e original com foto, contendo CPF, e dentro do prazo de validade, como: RG, carteira profissional ou de habilitação.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual