Publicidade
Notícias | Região BOMBEIRO DE FERRO

Bombeiros da região participam de competição em São Leopoldo

Provas do 'Bombeiro de Ferro' aconteceram nesta quinta-feira (29) dentro da programação da Semana da Prevenção

Publicado em: 30.06.2023 às 07:21 Última atualização: 30.06.2023 às 07:29

Entre os dias 27 de junho e 6 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS) realiza a Semana da Prevenção. A ação, em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho, tem por finalidade promover ações e eventos relacionados à prevenção de incêndios e acidentes, além de retratar o dia a dia do bombeiro militar.

Em São Leopoldo, durante toda a semana, a sede do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), localizada na Avenida João Corrêa, no bairro Morro do Espelho, tem ficado com as portas abertas diariamente das 8 às 20 horas para receber a comunidade e estudantes.

Além disso, a cidade sediou a competição denominada de Bombeiro de Ferro. A iniciativa, realizada na tarde de quinta-feira (29) em frente à Câmara de Vereadores, contou com um circuíto com seis provas com tarefas comuns ao dia a dia dos bombeiros, como a vestimenta do equipamento de proteção individual, o acionamento da mangueira e provas de habilidade e força. Serão premiados os soldados que finalizarem o circuíto em menor tempo.

Soldados passaram por um circuíto de provas ontem
Soldados passaram por um circuíto de provas ontem Foto: Renata Strapazzoon/GES-Especial

Participaram da prova 26 soldados de 13 pelotões. A premiação, com medalhas, será dada aos vencedores nas categorias feminino, masculino e por idades em uma cerimônia no próximo dia 6. Além disso, os campeões se classificam para a etapa nacional da competição, que acontecerá em outubro em Gramado, durante o Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom).

Dia a dia

"É uma prova que aborda atividades comuns aos bombeiros, como as de salvamento, colocação de EPIs, produção de nós e também testa o vigor físico dos nossos soldados", comenta o comandante do 2º BBM, o tenente-coronel Alexandre Sório Nunes. Soldado no quartel de São Leopoldo, Camila Barcelos Killes, 26 anos, participou pela segunda vez da competição.

"Acho importante atividades como esta, especialmente para testar a nossa capacidade física que é tão exigida em algumas ocorrências", comenta. Lotada no quartel de Campo Bom, a soldado Gabriela Fernanda Gonzaga Alanis, 31, era estreante nas provas. "É uma oportunidade de dar visibilidade ao nosso trabalho junto à comunidade e de confraternizarmos com colegas de outros batalhões", opina.

Preparo deve ser constante para suportar a rotina

Conforme Gabriela, que está há cerca de um ano e meio na corporação, o EPI utilizado pelos bombeiros no atendimento às ocorrências pesa em torno de 20 quilos. Para conseguir suportar o peso e ainda ter agilidade para correr e subir escadas, ela conta que vai para a academia todos os dias, inclusive aos domingos, e pratica natação duas vezes por semana.

“Além do psicológico, a parte física precisa estar bem preparada. É algo que podemos ter controle. Algumas ocorrências exigem demais o esforço físico e precisamos estar bem para atendê-las.”

Movimento chamou a atenção na rua

O movimento de caminhões dos bombeiros em frente à Câmara de Vereadores chamou a atenção de quem passava pelo local. “Levei um enorme susto. Pensei que havia incendiado o prédio da Câmara”, comentou a dona de casa Ana Alice Ribeiro, 40.

“Minha filha passou por aqui e me falou que estava acontecendo algo ‘grande’ na Câmara. Vim ver o que era. Ainda bem que não era nada de ocorrência”, contou o aposentado José Vargas, 67.

Renata Strapazzon

Entre em contato com
Renata Strapazzon

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual