Publicidade
Notícias | Região IMPASSE EM DESAPROPRIAÇÃO

OBRAS NA BR-116: Falta de espaço pode atrasar conclusão de viadutos em São Leopoldo

Dnit pretende acionar a Justiça; obras afetadas são no bairro Scharlau, junto ao entroncamento da BR-116 e RS-240

Publicado em: 30.06.2023 às 06:56 Última atualização: 30.06.2023 às 06:57

A conclusão das obras dos dois viadutos do bairro Scharlau, junto ao entroncamento da BR-116 e RS-240, prevista para o final do ano, poderá atrasar. O motivo não é falta de recursos ou paralisação de equipes, mas falta de espaço. Isso porque a área necessária para construção da alça de acesso do viaduto lateral da BR-116 para a RS-240, sentido Novo Hamburgo-Portão, ainda não está disponível.

O terreno, situado no cruzamento da rua lateral da BR-116 com a RS-240, é alugado pela Localiza, que atua na compra e venda de veículos. Ocorre que, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Localiza solicita um prazo maior de desocupação do espaço. Duas audiências sobre o processo de desapropriação da área já foram realizadas na Justiça Federal, em Novo Hamburgo, ambas sem acordo.


Construção de viadutos na Scharlau poderá atrasar | Jornal NH
Construção de viadutos na Scharlau poderá atrasar Foto: Débora Ertel/GES-Especial

O Dnit informa que pretende ingressar com petição judicial para que a liberação do terreno ocorra o quanto antes. O objetivo é evitar o atraso no cronograma de execução das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da BR-116, referentes ao lote 01. A petição é o primeiro ato de um processo que dá início a uma disputa judicial.

Já a Localiza, por meio da assessoria de imprensa, informa que "atua dentro da legislação e mantém um diálogo aberto e constante com o poder público para encontrar a melhor solução para todas as partes envolvidas no caso".


Publicidade
A Justiça Federal também foi questionada sobre o assunto, mas até o momento não se manifestou.

Além do viaduto da lateral da BR-116, o pacote de obras do Dnit inclui uma nova elevada na RS-240, a duplicação das pontes do Rio dos Sinos e a implantação da terceira pista na BR-116 entre o bairro Scharlau e as pontes. Ou seja, as demais melhorias só poderão ser finalizadas se o viaduto da rua lateral da BR-116 também estiver pronto.

O complexo da Scharlau soma um investimento de R$ 58 milhões e as melhorias são executadas pelo Consórcio BR-116 Norte, formado pelas empresas EPC, MAC, Sogel e Iguatemi.

O andamento das obras e o que ainda está por vir

A construção do viaduto na RS-240 está 43% concluída. Já a obra do viaduto lateral à BR-116 tem 35% do projeto pronto. No local também estão em andamento os serviços de terraplenagem das ruas laterais da RS-240, em ambos os sentidos, e a colocação da base de brita graduada, que é a etapa anterior ao revestimento.

Em relação às obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, as quatro novas estruturas estão concluídas. Neste momento, os operários trabalham na conclusão de um muro de contenção no lado esquerdo, em ambos os sentidos da rodovia.

Quando esta etapa estiver pronta, o Dnit pretende concluir a terraplenagem junto às novas pontes e fazer a remoção do canteiro central (da ponte da várzea do Rio dos Sinos até o posto da Polícia Rodoviária Federal).

Depois, o trecho será pavimentado, o que vai aumentar de duas para três faixas de rolamento tanto para quem se desloca no sentido Porto Alegre como para quem trafega rumo a Novo Hamburgo.

Débora Ertel

Entre em contato com
Débora Ertel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual