Publicidade
Notícias | Região ESCOLA MAIS SEGURA

Prefeitura anuncia medidas para reforçar a segurança nas escolas de São Leopoldo

Programa Escola Mais Segura foi lançado ontem e terá investimento de R$2 milhões por ano

Publicado em: 06.07.2023 às 07:25 Última atualização: 06.07.2023 às 07:30

Dentro de um mês, pelo menos 25 escolas de São Leopoldo terão seu entorno monitorado por câmeras 24 horas por dia. As imagens serão acompanhadas pela Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM).

Anúncio ocorreu em evento na Escola Municipal Castro Alves, no bairro Vicentina
Anúncio ocorreu em evento na Escola Municipal Castro Alves, no bairro Vicentina Foto: Estevan Benacchi/Prefeitura de São Leopoldo

O funcionamento do sistema, em parceria entre as secretarias municipais de Educação (Smed) e de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), representará um investimento de R$ 2 milhões por ano e deverá abranger todas as instituições de ensino da rede municipal. As câmeras e o sistema digital de gestão de segurança e vigilância serão locados da empresa DGT Tecnologia Ltda.

A ordem de início do sistema foi assinada na manhã de quarta-feira (5), em um evento realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Castro Alves, no bairro Vicentina, e que contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi, demais autoridades municipais e representantes da empresa.

A instalação das câmeras integra o Programa Escola Mais Segura, também lançado na atividade e que contempla, ainda, outras ações como a Ronda Escolar, o botão Alerta GCM, portaria terceirizada e palestras nas escolas.

Em sua fala, o prefeito Ary Vanazzi, destacou as ações realizadas na cidade para garantir a segurança dos estudantes e servidores das escolas e explicou porque o Município sequer cogitou iniciativas mais enérgicas pensadas em outras cidades do País após ataques e invasões, como a instalação de detectores de metais nas portas das instituições de ensino.

Combate

"Quem não conhece, e que tem como centro da sua vida e dos seus conceitos que a violência se combate com arma, sempre quer fazer o pior e o mais difícil. O mais fácil, do ponto de vista da segurança, é a relação social com a comunidade, principalmente nas escolas, é uma cultura de paz, uma cultura de relação de solidariedade. Esta é a forma mais fácil, mais simples, mais barata e que dá resultados profundos na vida das pessoas e nos valores", frisa.

"Só a postura do gestor, de quem trabalha com educação e nos setores importantes que dirigem o Município, o Estado e o País, já muda a relação do ponto de vista do estímulo da violência", completa o prefeito leopoldense.

Integração entre Guarda e escolas municipais

Comandante da GCM leopoldense, José Carlos Pedroso, também celebrou a implementação do novo sistema.

“Hoje já ocorre uma grande integração entre a Guarda e as escolas por conta da ronda e do videomonitoramento. Agora, todas as escolas vão receber diversas câmeras, seja para cuidar do patrimônio ou do entorno. Dessa forma, a Guarda vai poder ter acesso às imagens e ver o que está acontecendo, inclusive nos horários de aulas, acompanhar entrada e saída dos alunos, circulação de pessoas. É ímpar porque conseguimos estar em todas as escolas ao mesmo tempo por meio da nossa central de monitoramento a conseguindo otimizar os recursos operacionais de rua para aquelas que tiverem suspeita de algo irregular acontecendo”, destaca.

Palestra aborda cultura de paz

Segundo a Prefeitura, os recursos para a implementação das câmeras serão provenientes da SMED. O lançamento do Escola Mais Segura contou com a presença de todos os diretores das escolas da rede.

Após a cerimônia, eles assistiram à palestra “Escola e segurança: vivenciar uma cultura de paz”, ministrada pela socióloga e especialista em segurança pública e cidadania e especialista em prevenção das violências nas escolas, Aline Kerber.

Renata Strapazzon

Entre em contato com
Renata Strapazzon

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual