Publicidade
Notícias | Região AUXÍLIO

População de dez bairros de São Leopoldo pode sacar saldo do FGTS a partir desta quarta

Medida foi anunciada nesta terça-feira (11) e tem como objetivo auxiliar as pessoas que tiverem prejuízos causados pelas fortes chuvas de junho

Publicado em: 11.07.2023 às 19:17 Última atualização: 12.07.2023 às 00:18

Moradores dos bairros Arroio da Manteiga, Campina, Feitoria, Pinheiro, Rio Branco, Rio dos Sinos, Santo André, Santos Dumont, São José e Vicentina podem sacar, a partir desta quarta-feira (12), o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O objetivo é possibilitar que as comunidades que vivem em áreas críticas, em São Leopoldo, tenham recursos para sanar eventuais problemas causados pelo ciclone.

ESTRAGOS NO OESTE DE SANTA CATARINA REFORÇAM ALERTA PARA O RIO GRANDE DO SUL

Alagamentos atingiram diversos bairros leopoldenses no ciclone registrado em 16 de junho
Alagamentos atingiram diversos bairros leopoldenses no ciclone registrado em 16 de junho Foto: Digue Cardoso/Semae

O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo pelo prefeito Ary Vanazzi na Rádio da Prefeitura de São Leopoldo, no fim da tarde desta terça-feira (11). A previsão é que 130 mil pessoas sejam beneficiadas com a medida. “A liberação dos recursos do Fundo é uma demanda que solicitamos junto ao governo federal, fundamental para a população atingida pelas chuvas recomeçar suas vidas”, destacou.

Para evitar filas, a recomendação é que o pedido seja feito por meio do aplicativo da Caixa. O prazo de solicitação é de 90 dias. Serão exigidos documento de identificação pessoal e comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência, como conta de água, energia elétrica ou telefone.

Quem pode sacar?

Serão beneficiados os trabalhadores com saldo em conta vinculada de FGTS, que tiveram sua residência danificada pelo desastre natural; e moradores das regiões afetadas, de acordo com o decreto de calamidade reconhecido por meio de portaria do Governo Federal e que não realizaram saque por este motivo nos últimos 12 meses.

O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220 por evento caracterizado como desastre natural. “É mais um passo que a gente dá depois da situação vivida em 16 de junho. Primeiramente, ajudamos 1.226 pessoas desabrigadas. Num segundo momento, auxiliamos com comida e materiais de limpeza. O terceiro passo é possibilitar o saque do FGTS. É uma boa notícia para a população de São Leopoldo que passou por momentos difíceis nos últimos dias”, salientou o secretário de Assistência Social, Fábio Bernardo da Silva.

CICLONE: Fenômeno pode ser um dos mais intensos do Sul do Brasil em tempos recentes, alerta meteorologia

Como sacar?

Confira o passo a passo de como solicitar o saque do seu FGTS pelo aplicativo FGTS Caixa para receber automaticamente 100% digital os valores liberados:

1 - Realizar o download do app FGTS Caixa - disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

2 - Inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

3 - Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

4 - Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

5- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Informações sobre a documentação:

- Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação e passaporte);
- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de energia elétrica, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

Aulas serão mantidas

A prefeitura não cancelará as aulas das escolas municipais. Uma nova avaliação será feita nesta quarta-feira a partir de novos relatórios. “Todas as ações de prevenção foram realizadas, limpamos arroios, fizemos manutenção da casa de bombas e estamos com as equipes mobilizadas. Nosso trabalho evitou perdas e salvou vidas”, afirmou o prefeito.

O coordenador da Defesa Civil Fabiano Camargo alerta para a previsão de ventos: “Fala-se em 170 milímetros de chuva no acumulado entre quarta e quinta-feira, mas a preocupação maior é com os ventos que podem atingir 100 km/h”. Apesar da alta, a média de chuva é bem inferior aos 279 milímetros registrados em menos de 24 horas no dia 16 de junho.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual