Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Cheias

Com previsão de chuva, pico da cheia do Rio do Sinos acontece fim de semana, diz MetSul

Ontem o Sinos chegava a quase 7 metros em Campo Bom; já o Caí chegou a quase 15 em São Sebastião do Caí

Publicado em: 10.07.2020 às 09:52 Última atualização: 10.07.2020 às 09:53

Rio do Sinos no bairro Barrinha, em Campo Bom, no final da manhã desta quarta-feira Foto: Jordana Fioravanti/PMCB

São muitos rios e arroios que sofreram com o gargalo das cheias no Rio Grande do Sul e em alguns locais o pico da inundação já ocorreu. Porém, segundo a MetSul, em outros locais o pico ainda está por chegar, levando em conta que a instabilidade volta ao Estado entre esta sexta-feira (10) e o sábado (11).

O Rio Taquari registrou na madrugada de quinta-feira (9) o terceiro maior nível de sua histórica no porto de Estrela com 27,55 metros, só atrás dos 29,92 metros da enchente de maio de 1941 e dos 28,86 metros de abril de 1956. A pior fase da cheia já passou por Lajeado e Estrela, assim como nos demais municípios do vale, mas o pico da vazão ruma para Bom Retiro do Sul e chegará ao Guaíba neste final de semana.

O Rio Jacuí alagava ontem áreas de Restinga Seca e Agudo no Centro gaúcho e vai causar enchente agora em Cachoeira do Sul e no Vale do Rio Pardo, com o pico da sua vazão atingindo a região Carbonífera, Eldorado do Sul e o Guaíba semana que vem, onde vai se somar com a vazão do Taquari para agravar a cheia.

O Caí chegou a quase 15 metros em São Sebastião do Caí e depois começou a baixar. Ontem, o pico da cheia do Caí estava em Montenegro e, agora, ruma para Nova Santa Rita. Já o Sinos chegava ontem a quase 7 metros em Campo Bom, mas vai subir muito ainda. O pico da cheia ocorrerá em Campo Bom neste fim de semana e depois rumará, pela ordem, para Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas, antes de desembocar no Guaíba ao redor da metade da semana que vem. A MetSul alerta que cheia do Sinos na Grande Porto Alegre será grande.

Já o Gravataí terá cheia, mas menor, com a chegada da águia vinda do Litoral para Gravataí e Cachoeirinha nos próximos dias. O Guaíba já estava ontem no fim da tarde em 2,15 metros e hoje estará acima da cota de cheia de 2,20 metros, o que levará a um progressivo alagamento das ilhas. A MetSul está advertindo que a cheia do Guaíba será grande e potencialmente histórica.

Por fim, a Fronteira Oeste precisa estar em alerta no Rio Uruguai com a chegada do grande volume de água que vai avançar com inundações a partir do Noroeste gaúcho, do Médio e Alto Uruguai e do Rio Pelotas, no Nordeste gaúcho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.