Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Serra Gaúcha

Morre gata diagnosticada com Covid-19 em Caxias do Sul

Especialista alerta, que a desinformação e o pânico podem contribuir para o abandono de animais. "Não há um risco para seres humanos", afirma

Publicado em: 23.03.2021 às 15:31 Última atualização: 23.03.2021 às 15:57

Uma gata, de uma família de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, morreu após ser diagnosticada com Covid-19. A morte foi confirmada pelo veterinário e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) André Streck, que cuidou do animal. O teste PCR feito pelo laboratório de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS) teve resultado positivo para o novo coronavírus. A contraprova foi confirmada pela Universidade Feevale, de Novo Hamburgo. De acordo com o profissional da UCS, já houve a notificação aos órgãos competentes sobre o caso.

De acordo com o Professor Streck, raramente os animais se infectam. Também ainda não há relatos científicos de transmissão da doença de animais para seres humanos. Ele alerta, que a desinformação e o pânico podem contribuir para o abandono de animais. "Não há um risco para seres humanos", afirma.

A gata, de dois anos, apresentava dificuldades respiratórias, além de tosse e rouquidão ao respirar e os tutores haviam sido infectados com SARS-CoV-2 nas semanas anteriores. Estudos de caracterização genética da amostra estão sendo elaborados em parceria com a universidade hamburguense.

Leia notícias sobre coronavírus

Conforme os pesquisadores da UCS, um animal infectado é um caso isolado e raro de ocorrer. Eles destacam que não foram comunicados casos de transmissão de SARS-CoV-2 de gatos para seres humanos. Ou seja, animais se infectam, mas acabam não transmitindo.

Os estudiosos indicam que pessoas que tenham Covid-19 cuidem para não transmitir o vírus para outras pessoas e felinos. Se um tutor com Covid precisar continuar cuidando de seu animal de estimação, ele deve manter medidas básicas de higiene.

As medidas incluem lavar as mãos antes de estar perto ou manusear seus animais, sua comida ou seus utensílios. Ele deve usar máscara ao se aproximar do animal e evitar beijar seus animais ou compartilhar alimentos, toalhas ou a cama com eles. Os animais podem ser vítimas da doença e devem ser tratados com responsabilidade e carinho.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.