Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul GRAÇAS À TECNOLOGIA

LINDOLFO COLLOR: Quarenta pessoas ilhadas em curtume são localizadas através de drone

Equipamento pertencente à Guarda Municipal de Estância Velha foi utilizado para operação de salvamento

Publicado em: 16.06.2023 às 19:39 Última atualização: 16.06.2023 às 19:42

Ilhados em um curtume no interior de Lindolfo Collor, um grupo de 40 pessoas foi resgatado na tarde desta sexta-feira (16). O drone, que possibilitou a localização das pessoas, pertence à Guarda Municipal de Estância Velha e foi utilizado pela primeira vez para realizar um resgate.


Equipamento garantiu o suporte para o atendimento à população de Lindolfo Collor
Equipamento garantiu o suporte para o atendimento à população de Lindolfo Collor Foto: Cléberton Baruffi/ PMEV

Há dois anos e meio, Marcos Batista, 37 anos, opera drone e atua nesta função para a Guarda Municipal da cidade. Na ação desta sexta, ele conseguiu encontrar o grupo graças à tecnologia do equipamento. “Eu nem conheço a área, então foi pelas coordenadas e o nosso aparelho, como é de alta tecnologia, conseguiu ler elas e ir até o local”, relata.

Segundo Batista, o helicóptero da Brigada Militar não conseguia ter a visualização do local onde se tinha uma informação inicial de que pessoas estavam ilhadas.


Com as informações de geolocalização, foi possível encontrar e resgatar o grupo, que contava tanto com trabalhadores do curtume como com moradores da região. “Para nós foi uma satisfação enorme poder ajudar a cidade vizinha”, resume Batista.

O coordenador da Defesa Civil de Estância Velha, Kairo Matheus Campos, destaca o ineditismo da ação. “O drone é utilizado normalmente para policiamento, mas para resgate foi a primeira vez.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual