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Notícias | Rio Grande do Sul TRÂNSITO

Saiba quando as lombadas eletrônicas desligadas nas rodovias estaduais voltam a funcionar

Daer afirma que os equipamentos serão religados à energia elétrica nos próximos dias

Publicado em: 26.06.2023 às 17:56 Última atualização: 26.06.2023 às 18:28

Com três novos contratos assinados, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) se prepara para religar as lombadas eletrônicas nas estradas estaduais. Alguns equipamentos continuarão no mesmo local e outros serão realocados. No entanto, segundo o Daer, a maioria deles continuarão nos mesmos locais em que já atuavam e nos próximos dias serão ligados novamente à energia elétrica.


Lombadas voltarão a funcionar em até 30 dias | Jornal NH
Lombadas voltarão a funcionar em até 30 dias Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL


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Segundo explica o Daer, as lombadas eletrônicas são os equipamentos fixos de fiscalização eletrônica ostensiva, estão localizados em trechos com intensa circulação tanto de veículos quanto de pedestres, como um meio de fazer com que os condutores tirem um pouco o pé do acelerador. O limite de velocidade padrão nesses dispositivos é de 50 km/h.

Após os equipamentos que estão desligados voltaram à energia elétrica, eles serão aferidos pelo INMETRO e na sequência voltarão a operar. Nos locais em que os dispositivos serão substituídos o Daer projeta a mudança em até 30 dias.

Pensando na preservação da segurança dos motoristas, o Daer não divulga os locais em que as lombadas serão substituídas, assim evita que  haja excesso de velocidade nos pontos inoperantes.

Mesmo assim, o Daer informa que na região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana e Serra Gaúcha, cerca de 20 lombadas estão na lista de substituição. Dessas, oito são na RS-240, entre São Leopoldo e Portão, quatro na RS-287, em Montenegro, duas na RS- 124, também em Montenegro, duas na RS-101, em Igrejinha, duas na RS-873, em Morro Reuter e quatro na RS-235 em Nova Petrópolis.

Fiscalização eletrônica do Daer

Conforme o Daer, a lombada eletrônica é instalada de forma que fique totalmente visível aos usuários da rodovia, reforçando sua importância educativa para um trânsito seguro. A velocidade dos veículos que passam pela faixa monitorada é captada por sensores no asfalto e, automaticamente, indicada no visor. Quando o veículo excede o limite de velocidade, ele é fotografado e a imagem consta como prova no auto de infração.

Hoje, o programa de fiscalização eletrônica do Daer conta com 131 faixas monitoradas por lombadas eletrônicas em 22 rodovias estaduais. Além disso, tem os pardais, onde o monitoramento eletrônico conta com 93 faixas fiscalizadas por pardais em 12 rodovias do Rio Grande do Sul.

Confira as rodovias que contam com lombada eletrônica na região:

RS-115: dois medidores de velocidade 50 km/h, em Igrejinha

RS-115: dois medidores de velocidade 50 km/h, em Três Coroas

RS-124: dois medidores de velocidade 50 km/h, em Montenegro

RS-235: quatro medidores de velocidade 50 km/h, em Nova Petrópolis

RS-235: oito medidores de velocidade 50 km/h, em Gramado

RS-239: seis medidores de velocidade de 50/60 km/h, em Sapiranga

RS- 239: dois medidores de velocidade 60 km/h, em Araricá

RS-239: dois medidores de velocidade 60 km/h, em Nova Hartz

RS-239: quatro medidores de velocidade 60 km/h, em Taquara

RS-240: oito medidores de velocidade 60 km/h, em São Leopoldo

RS- 240: oito medidores de velocidade 60 km/h, em Portão

RS- 287: quatro medidores de velocidade 50 km/h. em Montenegro

RS- 873: dois medidores de velocidade 50 km/h, em Morro Reuter

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