Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul POLÍTICA

LULA NO RS: Antes da visita, presidente adianta estimativa de investimentos no Estado

Novo programa do governo federal vem sendo chamado de PAC 3 e será lançado em julho

Publicado em: 29.06.2023 às 10:46 Última atualização: 29.06.2023 às 14:12

Um dia antes de sua primeira visita ao Rio Grande do Sul após assumir o Palácio do Planalto pela terceira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiantou detalhes do programa de investimentos em infraestrutura que prevê obras em todo Brasil.

O programa, que vem sendo chamado informalmente de "PAC 3", será lançado pelo governo em julho. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Lula disse está na expectativa para apresentar o projeto. “Acredito que nos próximos dez dias já iremos lançar, estou ansioso para mostrar logo o que projetamos para o País”, declarou.

Presidente Lula | Jornal NH
Presidente Lula Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lula disse esperar investir mais de R$ 5,7 bilhões em obras no Rio Grande do Sul. Entretanto, não deu detalhes de quais seriam esses investimentos.


Publicidade
Na sequência, quando questionado sobre as obras de duplicação da BR-116, no trecho que vai de Guaíba a Pelotas, afirmou que seu governo vai retomar todas as obras paradas. A previsão do governo federal é de que essas obras da BR-116 sejam concluídas em 2024.

“Quando nós tomamos posse, em janeiro de 2023, a gente descobriu no Brasil, durante o processo de transição, que nós tínhamos 14 mil obras paradas nesse País, dentre as quais 4 mil só na área de educação. A nossa ideia é a gente retomar todas essas obras”, destacou.

"Nós queremos transformar esse País num canteiro de obras, como nós fizemos no PAC 1 e no PAC 2, e agora no PAC 3, a gente vai outra vez retomar todas as obras que estão paralisadas”, concluiu.

Dentro do pacote de investimentos na região, no início deste mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), informou ter disponível, em 2023, um orçamento de R$ 174 milhões para as obras do lote 1 das melhorias da BR-116.

Com esse recurso, a autarquia pretende concluir as obras do complexo do Rio dos Sinos até a Scharlau, em São Leopoldo, e finalizar a construção de dois viadutos em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Dentro do plano, Novo Hamburgo também receberá melhorias. Estão previstas a construção de novas alças no Viaduto Ayrton Senna, que criará novos acessos, tanto para quem entra na rodovia quanto na direção do Centro e do bairro Primavera, sobre o arroio Luiz Rau.

Joceline Silveira

Entre em contato com
Joceline Silveira

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual