Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul RIO GRANDE DO SUL

PREVISÃO DO TEMPO: Meteorologia alerta para fortes chuvas com possibilidade de inundações, deslizamentos e enchentes

Segundo a Metsul, dois fenômenos estão previstos para os próximos dias e somente o primeiro já será capaz de elevar o nível de vários rios

Publicado em: 06.07.2023 às 13:35 Última atualização: 06.07.2023 às 13:37

A possibilidade da passagem de um novo ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul fez com que especialistas voltassem a emitir alerta para a possibilidade de inundações, deslizamentos e enchentes devido a previsão de chuva excessiva para os próximos dias.


Em junho, após passagem de ciclone, UPA de Sapiranga ficou alagada e pacientes foram resgatadas durante a madrugada | Jornal NH
Em junho, após passagem de ciclone, UPA de Sapiranga ficou alagada e pacientes foram resgatadas durante a madrugada Foto: Prefeitura de Sapiranga

Conforme a Metsul Meteorologia, os acumulados da segunda semana de julho devem ultrapassar a média histórica de precipitação do mês inteiro em algumas localidades. Pelo menos dois episódios de chuvas fortes são esperados no Estado em apenas cinco dias.

Entre sexta-feira e sábado (8), deve acontecer o primeiro fenômeno. Haverá a atuação de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão. Já na próxima semana, os especialistas alertam para um quadro mais complexo. Primeiro, um fenômeno que costuma trazer muita chuva e temporais para o RS no inverno, que irá se transmutar para em uma frente fria a medida que se aproxima uma forte massa de ar polar.

Com isso, os dois episódios com chuva excessiva em curto intervalo de tempo podem trazer acumulados de até 300 mm em parte do Estado. A Metsul enfatiza que apenas um dos episódios previstos já seria o suficiente para causar transtornos e, justamente serem dois eventos climáticos, redobra o alerta à população.

“Os rios preocupam. Somente o primeiro evento já será capaz de elevar os níveis de vários rios do Centro para o Leste e o Nordeste do estado, mas logo na sequência virá um outro evento de chuva volumosa que encontrará os níveis destes rios já altos, gerando uma elevação ainda maior”, alerta.

Os especialistas ainda afirmam que diferentemente do ciclone que atingiu o nordeste gaúcho e deixou 16 mortos e um rastro de prejuízos em diversas cidades, dessa vez a área da chuva volumosa será mais abrangente. Regiões não afetadas em junho, como rios e nascentes que cortam o Centro e Norte do RS, como o rio Jacuí, podem causar transtornos. Segundo a Metsul, há um cenário de risco de cheias em especial para a Grande Porto Alegre, os vales e o Guaíba em Porto Alegre.

A Defesa Civil gaúcha e outros órgãos públicos já se preparam para atender quem precisar de ajuda com alagamentos, deslizamentos, falta de energia elétrica e outros transtornos causados pelo mau tempo. Confira neste link dicas e onde pedir ajuda

Ubiratan Júnior

Entre em contato com
Ubiratan Júnior

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual