Publicidade
Notícias | São Leopoldo SÃO LEOPOLDO

Defesa Civil pede ajuda de proprietários de barcos particulares para auxílio em resgates

Embarcações serão usadas para resgatar famílias isoladas pelo transbordo de arroios. Interessados podem levar embarcação no Corpo de Bombeiros, na Avenida João Corrêa

Publicado em: 16.06.2023 às 11:15 Última atualização: 16.06.2023 às 11:15

A Defesa Civil de São Leopoldo está pedindo aos proprietários de barcos particulares que queiram disponibilizar e se somar ao resgate das famílias isoladas pelo transbordo de arroios no município, que entrem em contato com a Defesa Civil pelos telefones (51) 99117-8292 e (51) 98924-7852, ou 153 da Guarda Civil Municipal.

Rua alagada no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo
Rua alagada no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Os proprietários particulares podem levar seus barcos ao Corpo de Bombeiros, na Avenida João Corrêa, conforme o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo. 

246 milímetros em algumas horas

Os efeitos do ciclone extratropical que atingiu as regiões do Litoral Norte, Serra e Leste do Rio Grande do Sul trouxeram efeitos devastadores para São Leopoldo. Conforme a prefeitura, entre o meio da noite desta quinta-feira (15) e a madrugada de sexta (16) choveu mais de 246 milímetros.

No início da madrugada, o prefeito Ary Vanazzi, o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Geison Freitas e o Superintendente da Defesa Civil, Paulo Borges, estiveram na Casa de Bombas da avenida João Corrêa e do bairro Campina para acompanhar o trabalho das equipes de plantão.

Na manhã de sexta-feira, Vanazzi convocou uma reunião para organizar melhor o atendimento para a população e um gabinete de crise foi criado. A orientação é que as pessoas evitem de sair de casa para não se exporem aos riscos.

Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não conseguiram abrir e os profissionais foram deslocados para o ginásio onde vão prestar apoio. A Upa Zonta Norte e Hospital Centenário estão com atendimento normal, apesar das dificuldades de quadro.

Pedido de ajuda ao 19º BIMtz

O Prefeito Ary Vanazzi solicitou ao comando do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada (Bimtz), três caminhões para auxiliar na remoção de pessoas que ficaram ilhadas onde as caminhonetas da Defesa Civil não conseguiu acessar devido ao volume de água. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual