Publicidade
Opinião

O terceiro setor

Publicado em: 20.07.2023 às 03:00

O Brasil conta com mais de 800 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que estão legalmente constituídas, ou seja, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Essas organizações também são conhecidas como organizações não governamentais (ONGs), associações sem fins lucrativos ou entidades sociais.

Hoje, elas compõem o terceiro setor que produz mais de 4,7 milhões de empregos no País. E são entidades sociais que não possuem atividades econômicas como objetivo principal, contudo, buscam a união de esforços no sentido de solucionar os problemas enfrentados pela coletividade.

O que significa que existem cidadãos engajados em projetos sociais dessas organizações, contribuindo para melhorar a vida das pessoas vulneráveis socialmente. Isso demonstra a importância e o dinamismo do terceiro setor na comunidade.

Porém, para aperfeiçoar suas atividades, as entidades sociais precisam fortalecer suas redes de conhecimento, inovação e conectividade. Além disso, devem utilizar as ferramentas da tecnologia social, com a missão de gerar inclusão social, a fim de tornar a sociedade menos desigual e mais solidária.

É nesse contexto que o Estado destina recursos ao terceiro setor. Mas, as entidades têm que estar qualificadas para apresentar seus projetos, que são selecionados de forma criteriosa pelos governos municipais, estaduais e federal.

Portanto, o terceiro setor presta bons serviços nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, pessoas com deficiência etc, causando impactos positivos na sociedade brasileira.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor.
Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente.
Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Jackson Buonocore

Entre em contato com
Jackson Buonocore

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual