Publicidade
Opinião | Coluna Mercado MERCADO EM ALTA

Novo Hamburgo se torna sede do maior encontro de energia solar do País

SolarZ Summit e Aldo Open reúnem profissionais do setor em capacitações e troca de experiências

Publicado em: 08.07.2023 às 15:03 Última atualização: 10.07.2023 às 16:24

Novo Hamburgo recebe, pela primeira vez, o maior encontro de empresas integradoras do setor de energia solar no País. Cerca de 1,5 mil pessoas se reúnem na Fenac neste sábado (8) e a programação começou antes, já na quinta-feira (6).

SolarZ Summit reúne 1,5 mil pessoas na Fenac | Jornal NH
SolarZ Summit reúne 1,5 mil pessoas na Fenac Foto: JULIANA NUNES/GES-ESPECIAL

O SolarZ Summit é realizado de forma trimestral e já teve como sede a capital dos gaúchos. A escolha por Novo Hamburgo, segundo o CPO e co-founder da SolarZ, Rouglas Strapazzon, é pela localização e ascensão do mercado na região.

"Novo Hamburgo é um centro próximo da capital, da Serra e de cidades do interior. A Fenac tem uma ótima infraestrutura de acesso e, além disso, o mercado de energia solar está crescendo por aqui" diz Strapazzon, que celebra o alcance do evento nestes três dias.

"Temos 22 mil CNPJs no setor, destes, 12 mil são de integradores, o restante de instaladores terceirizados e outros do meio. Trazer 1,5 mil integradores é quase ter 10% deste mercado reunido. O Rio Grande do Sul é sempre o nosso maior público, é o Estado em que temos maior engajamento", completa o CPO da SolarZ.

O SolarZ Summit foca na capacitação dos profissionais do setor de energia solar. Na manhã deste sábado (8), um dos nomes que subiu ao palco foi Rodrigo Noll, que falou sobre gestão e vendas.

"É o maior evento de empreendedorismo do setor no Brasil. A Lei 14300 regulou o mercado e acabou criando um aumento de impostos, o que tornou a venda um pouco mais difícil. E é aí que entra a capacitação. Focamos muito na gestão. E o SolarZ Summit é um espaço com expositores, que aproxima o diretor da empresa e o integrador, por exemplo. É também uma troca de experiências", avalia o CPO.

 Desenvolvimento humano

 Outra prova de que o mercado na região está em alta foi a realização do Aldo Solar Open, na sexta (7). O evento da Aldo Solar, energytech da Brookfield, reuniu mais de 200 pessoas no Swan Hotel, também em Novo Hamburgo. A empresa é parceira dos maiores players mundiais do setor fotovoltaico e detém 30% de market share no mercado brasileiro.

Nuno Verças | Jornal NH
Nuno Verças Foto: DIVULGAÇÃO

"O mercado do Rio Grande do Sul é o terceiro no ranking de energia solar distribuída, tendo Novo Hamburgo como a segunda cidade que mais gera energia, com 53,6 MW, ficando atrás apenas de Caxias do Sul. Então é muito bom podermos trazer conhecimento e melhorar nosso relacionamento com os profissionais da região, estando cada mais próximos dos nossos clientes”, explica Nuno Verças, o CEO da Aldo Solar.

Com o tema “Acelerando suas vendas”, o Aldo Open contou com palestras de Hyeser Souza, especialista e influenciador em Conteúdo Orgânico e Marketing Digital, apresentando o ferramental prático sobre como construir uma estratégia de conteúdo digital, e Rafael Chagas, Gerente de Vendas da Jinko.

Juliana Nunes

Entre em contato com
Juliana Nunes

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual