Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul MAU TEMPO

Temporal deixa rastros de destruição em Vicente Dutra, no norte do RS

Vendaval atingiu a cidade e deixou casas destelhadas, além de provocar queda de árvores; meteorologistas alertam para semana de temporais e risco de ciclone no Estado

Publicado em: 10.07.2023 às 15:31

A semana é de alerta para o Rio Grande do Sul, de acordo com os meteorologistas os próximos dias serão de muita chuva e com possibilidade de ciclone. A cidade de Vicente Dutra, no norte do Estado, foi atingida por um temporal na noite do domingo (9), que deixou rastro de destruição.


Publicidade
Conforme a coordenadora da Defesa Civil do município, Lethícia de Souza, por volta das 23h15 fortes ventos e muita chuva atingiram a cidade, que está na região onde meteorologistas apontam desde a semana passada como uma das áreas mais atingida pelo mau tempo. A tempestade durou cerca de cinco minutos, mas foi o suficiente para deixar, pelo menos, 45 casas destelhadas e provocar a queda de diversas árvores pela cidade. Os bairros mais afetados foram o Centro e Águas do Prado. Ninguém ficou ferido e não há desabrigados.

"A administração fez a compra emergencial de brasilites, para disponibilizar aos atingidos. Em conjunto com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, estamos disponibilizando também lonas na Secretaria da Assistencia Social", afirma Lethícia. Ela também explica que secretaria de obras está mobilizada para remoção de árvores e galhos e para ajuda para recobrir as casas afetadas. 

Segundo a coordenadora municipal da Defesa Civil, medidores de moradores do município indicam que choveu aproximadamente 40 mm. Porém, não há registro de alagamentos.

Tempestade, ciclone e enchentes 

Na semana passada, a Metsul Meteorologia já alertava para dois eventos climáticos em poucos dias. No primeiro, no final da semana, fortes chuvas, cidades gaúchas registraram acumulado de chuva de um mês em apenas um dia. Já para essa semana, os especialistas afirmam que os modelos indicam um modelo diferente: além das fortes chuvas, há possibilidade de ventanias.

Desta segunda-feira (9) até quinta-feira (13), a região sul do País terá condições favoráveis a formação de temporais isolados, podendo ter chuva localmente isolada, acompanhada de ventos fortes, raios e até queda de granizos. 

No Estado gaúcho, os meteorologistas afirmam que os volumes de chuvas fiquem entre 100 mm e 200 mm e não descartam que em algum pontos os acumulados atinjam 250 mm. Por isso, alertam para a possibilidade de enchentes.  

Ubiratan Júnior

Entre em contato com
Ubiratan Júnior

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual