Publicidade
Notícias | Canoas FLAGRANTE

Moedas raras são achadas em "boca de fumo" ao lado de instituto penal

Operação levou à cadeia três homens. Apenados compravam droga no local para levar para dentro da casa prisional

Publicado em: 04.07.2023 às 15:40 Última atualização: 04.07.2023 às 15:40

Uma operação organizada pela Polícia Civil (PC) em parceria com a Brigada Militar (BM) resultou na prisão de três homens, na noite de segunda-feira (3), e na apreensão de nada menos que 70 moedas de diferentes países.

O material estava em posse de traficantes que mantinham um ponto ao lado do Instituto Penal de Canoas, de modo a abastecer os apenados com drogas antes que eles voltassem para a casa prisional, segundo a Polícia.

Moedas de outros países foram encontradas em boa de fumo | Jornal NH
Moedas de outros países foram encontradas em boa de fumo Foto: Polícia Civil

A delegada Luciane Bertoletti, que conduziu a investigação da 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas, diz que a investigação iniciou após uma denúncia anônima apontando a venda de drogas e entorpecentes ao lado do instituto.


Publicidade
A partir da denúncia, começou o monitoramento das atividades ilícitas na área. Foi quando os policiais perceberam que os apenados, antes de ingressarem no estabelecimento para pernoitar, passavam no ponto para comprar maconha e cocaína.

"Conseguimos gravações de câmeras de segurança mostrando o que acontecia", explica a delegada. "Havia uma boca de fumo ali pertinho. Antes de irem para o local pernoitar, conforme determinação judicial, os apenados passavam na boca, compravam droga e entravam na casa prisional para consumir."

Segundo a delegada, a situação era grave. Até porque o tráfico acontecia a poucos metros do Colégio Estadual Marechal Rondon, um dos maiores de Canoas, aumentando o risco de contato entre adolescentes e o material ilício vendido no ponto mantido pelos criminosos.

"Foi graças à denúncia anônima que chegamos ao endereço e conseguimos terminar com o ponto no local", frisa. "É muito importante que a comunidade participe e denuncie, especialmente o delito de tráfico de drogas, para podermos combater os crimes".

Suspeita de furto ou roubo

Quanto as moedas encontradas no ponto, a delegada acredita que tenham sido furtadas ou mesmo trocadas por drogas, já que a coleção inclui mais de 200 itens de diferentes países e época. Até mesmo as usadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A 3ª DP vai tentar encontrar o verdadeiro dono para devolver o material, segundo Luciane.

"Temos certeza que não havia nenhum colecionador de moedas raras entre os presos na boca de fumo", garantiu.

Integração

Responsável pelo comando do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel André Luiz Stein aponta que o cumprimento dos mandados de busca e apreensão obteve êxito completo, já que foi possível fechar o ponto e tirar de circulação de drogas, entorpecentes, balanças de precisão e material para embalar drogas.

"É importante a integração entre instituições policiais para garantir uma prestação de serviço ampla e qualificada a comunidade, atendendo na plenitude os seus anseios em segurança pública", avalia.


Susepe

A reportagem tentou contato com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) para pedir um posicionamento sobre a movimentação de apenados com drogas e entorpecentes na casa, mas até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual