Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CICLONE EXTRATROPICAL

''Em meia hora perdi tudo. Saí com a roupa do corpo e os filhos", diz mãe de cinco

Desalojados em Novo Hamburgo são acomodados em abrigo no bairro Santo Afonso. Famílias relatam que água subiu rápido e não deu tempo de salvar nada

Publicado em: 16.06.2023 às 17:31 Última atualização: 16.06.2023 às 17:38

Anita Marisa Kipper, 43 anos, não contém o choro. A luta de uma vida ficou submersa na madrugada desta sexta-feira (16). A auxiliar de cozinha com cinco filhos, entre 7 e 17 anos, conta que chegou do trabalho tarde, por volta das 2 horas. Meia hora depois a água avançou intempestivamente, cobrindo sofá, geladeira, cama. “Em meia hora perdi tudo. Saí com a roupa do corpo e os filhos.”

Anita e os filhos Kamila,7, Estevan, 13, Ketrin, 15, Kaun, 16, e William, 17, vão passar esta noite na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) Santo Afonso, na Rua Buenos Aires. O local é o primeiro aberto pela Prefeitura de Novo Hamburgo para receber desalojados pelo ciclone extratropical.

Anita com a filha Kamila e a cachorrinha Bela. Outros quatro filhos vão dormir com ela no abrigo
Anita com a filha Kamila e a cachorrinha Bela. Outros quatro filhos vão dormir com ela no abrigo Foto: Ermilo Drews/GES-Especial

Diretor administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juliano Passini explica que até o começo da tarde 120 pessoas haviam passado pelo local. A maioria da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, próximo da Casa de Bombas, local que mais sofreu com os alagamentos até o momento na cidade. No entanto, o número muda constantemente. “Muita gente chega aqui, mas acaba indo para casas de parentes”, explica Passini.

Com a possibilidade de cheia do Rio dos Sinos e do número de desalojados subir, Passini adianta que a Prefeitura está preparada. “Temos quatro locais definidos para receber de imediato pessoas aqui, em Lomba Grande, Canudos e Kephas. Por enquanto abrimos aqui na Santo Afonso, que é onde agora há necessidade”, argumenta.

O gestor garante que a Prefeitura tem condições de atender um universo bem maior de pessoas caso seja necessário. “Quem precisar, nós recebemos. Além destes quatro locais temos condições de estruturar igrejas, escolas.”

Em caso de emergência os contatos da Defesa Civil são (51) 3587-7863 e (51) 3097-9408 ou Corpo de Bombeiros (193). Plantão: 99707-9954, 98058-9979, 98013-9178, 99920-8131 e 99467-6568.

Sete crianças, cinco adultos e alguns sacos de roupas


Dona Rosa com parte da família e os sacos de roupa que conseguiu salvar
Dona Rosa com parte da família e os sacos de roupa que conseguiu salvar Foto: Ermilo Drews/GES-Especial

Na tarde desta sexta-feira (16), enquanto famílias improvisavam leitos em cômodos da Baci Santo Afonso, caminhão com colchões chegava ao local e sanduíches eram preparados por voluntários de igreja. Também era organizado um canil para receber os animais.

Ajuda mais que bem-vinda para pessoas como Rosa Maria da Silva, 54 anos. Sacos com algumas peças de roupas e documentos é o que restou do “patrimônio” da família de sete crianças e cinco adultos comandada por ela.

Moradora do Beco do Pescador, no bairro Santo Afonso, dona Rosa conta que a água invadiu rapidamente a casa por volta das 2 horas de sexta-feira (16). “A água chegou na cintura. Foi muito ligeiro. Só deu para pegar umas sacolinhas e documento”, lamenta.

Ela admite que não foi a primeira vez que teve que conviver com alagamentos. “Mas foi a primeira em que perdemos tudo, todos os móveis.”

Voluntários de igreja preparam lanches desabrigados
Voluntários de igreja preparam lanches desabrigados Foto: Ermilo Drews/GES-Especial

Doações e voluntários

Doações para as vítimas das chuvas em Novo Hamburgo devem ser levadas à Fenac, na Rua Araxá, nº 505, das 9h às 18h. O que mais é necessário neste momento são colchões, cobertores, material de higiene pessoal e material de limpeza. Passini cita que ração para os animais também são bem-vindas.

Integrante do Ministério Nova Vida com Cristo, que preparava os sanduíches na Baci Santo Afonso, Joana Martins diz que voluntários também são bem-vindos ao local para ajudar na preparação de alimentos. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual