Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Região

Luciano Orsi pretende dar atenção especial ao turismo e segurança na presidência da Amvars

Prefeito de Campo Bom assumiu comando da entidade que representa os 12 municípios do Vale do Sinos

Por João Victor Torres
Publicado em: 17.01.2020 às 05:00 Última atualização: 17.01.2020 às 07:23

Luciano Orsi assume presidência da Amvars com focos bem definidos Foto: João Víctor Torres/GES-Especial
Desde a noite de quinta-feira (16), o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), é quem presidirá a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) neste ano. Apesar disso, se concorrer a reeleição em outubro, deverá deixar o posto entre o final de março e o começo de abril.

Apesar disso, o pedetista definiu quais são seus temas prioritários no comando da entidade: o fortalecimento do turismo, em especial a partir da consolidação do Vale Germânico, e a segurança pública.

Claro, temas como saúde, desenvolvimento econômico e demais itens de interesse regional também devem permear as discussões encabeçadas pela associação. A Amvars representa 12 cidades que, somadas, totalizam uma população aproximada de 800 mil habitantes.

Conforme Orsi, com a fase de testes quase em conclusão, a entidade pretende dobrar o número de localidades contempladas pelo cercamento eletrônico. Com isso, 100% das cidades do Vale do Sinos contaria com a tecnologia no combate a criminalidade, mais precisamente para identificar veículos roubados ou furtados. Para isto, serão necessários mais R$ 9 milhões. E os recursos serão buscados na Bancada Gaúcha, no Congresso Nacional.

Em paralelo, ainda dentro das questões elencadas como fundamentais na área da segurança, a associação pretende seguir as conversações com o governo do Estado para aumentar o efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil. Como forma de "driblar" a ausência de agentes ou soldados, o novo presidente da Amvars acredita que inteligência e monitoramento são alternativas para aumentar a sensação de segurança da população. "É como se pode amenizar a falta de efetivo", pondera.

Vale Germânico

Sob a batuta do prefeito de Campo Bom, a associação intensificará contatos junto aos parlamentares gaúchos em Brasília para conquista de verbas. O setor turístico também terá olhar diferenciado por parte de Orsi, que pretende conseguir da capital federal o dinheiro necessário para implementar ações neste segmento, para fazer o Vale Germânico decolar. A Amvars espera obter verba para implantação de sinalização turística padronizada nos integrantes do circuito, bem como investimento em atrativos comuns a estas localidades. "Queremos deslanchar a vocação turística da nossa região", afirma Orsi.

Oncologia e o CP Sinos

Com os repasses do Estado para a Saúde estabilizados, a Amvars voltará suas atenções para outro pleito. Trata-se do aumento de verba para a oncologia. Ano passado, a região conseguiu um valor maior, mas se entende que há potencial para mais. O prefeito de Campo Bom quer liderar movimento para que ocorra reajuste para cima.

Além disso, pretende aumentar o número de pregões para compras coletivas entre as prefeituras da região é mais uma obstinação de Orsi. Com isso, entende que será possível que os municípios economizem recursos públicos.

 

Primeiras ações efetivas no comando

No dia 22 de janeiro ocorre a primeira assembleia da Amvars na gestão Orsi. Na pauta está prevista a apreciação do Plano Regional de Turismo, que definirá as diretrizes de atuação do Vale Germânico.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.