Publicidade
Notícias | Região EDUCAÇÃO

Instituto Ivoti prepara curso técnico em Agropecuária

Proposta está em fase final de elaboração e prevê aulas teóricas e práticas

Publicado em: 22.06.2023 às 05:00

Um projeto antigo do Instituto Ivoti e da prefeitura ivotiense, que pretende ofertar formação técnica voltada à área rural aos estudantes do município, está próximo de se tornar realidade. O projeto foi apresentado no último dia 14 de junho aos prefeitos da região. O objetivo é preparar e qualificar os estudantes para atuarem no setor agropecuário.


Apresentação do projeto a autoridades ocorreu semana passada
Apresentação do projeto a autoridades ocorreu semana passada Foto: Divulgação/Prefeitura de Ivoti

A proposta do curso técnico em Agropecuária, que será realizado no Instituto Ivoti, terá a duração da formação de três anos (seis semestres), com carga horária total de 1.840 horas, sendo 1.440 horas aula (20% na modalidade EAD) e 400 horas de estágio supervisionado. As aulas serão realizadas no período diurno, com práticas em propriedades e empresas parceiras.

Conforme a coordenadora dos Cursos Técnicos do Instituto Ivoti, Dirce Schoninger, a proposta do curso está em fase final de elaboração e será encaminhada ao Conselho Estadual de Educação para análise e aprovação. "O curso atende uma demanda apresentada por agricultores e demais envolvidos nas reuniões deste projeto. A educação é um dos pilares de permanência dos jovens no meio rural, pois através dela, pode-se fortalecer a identidade do jovem de ser agricultor", explica.

A primeira reunião ocorreu em agosto de 2022. Na ocasião, foi formada uma comissão que se empenhou em elaborar uma matriz curricular que estivesse alinhada às demandas e necessidades do município de Ivoti e demais municípios da região. A oferta do curso está prevista para 2024, depois que for aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.

Em Ivoti, há cerca de 300 propriedades rurais. Para a manutenção da agricultura familiar, é necessário pensar na permanência e na inserção de jovens no meio rural, para fortalecimento da mão de obra. "A experiência em educação aliada às necessidades regionais, motivou o Instituto de Educação Ivoti a ofertar o curso técnico em Agropecuária, atendendo os anseios e a demanda do município de Ivoti e da região", ressalta Dirce.

Lacuna e incentivo

O prefeito de Ivoti Martin Kalkmann, explica que foi durante o planejamento da cidade que se percebeu uma lacuna entre o ensino fundamental e o superior. "Será de extrema qualidade, e, principalmente, no fomento de toda a agricultura. Desde a agroindústria, do próprio produtor rural e, inclusive, muitas empresas que trabalham com insumos agrícolas", esclarece. Já para o presidente da Amvag e prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, a possibilidade de firmar parcerias com a instituição, com a concessão de bolsas de estudos é uma forma de incentivas a permanência dos jovens no campo.

Prefeitura apoia

O município de Ivoti passará a custear as mensalidades dos estudantes locais, conforme critérios de seleção, através de projeto de lei. Interessados poderão se inscrever através de um edital. Poderá participar da formação o aluno que estiver cursando o ensino médio ou já tiver concluído.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual