Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul NOVO CARGO

Leite anuncia Ranolfo Vieira Júnior como diretor do BRDE

Anúncio foi feito pelas redes sociais nesta terça-feira. Governador reeleito também adiantou que, em 2024, seu ex-vice será indicado à presidência da instituição

Por Redação
Publicado em: 20.12.2022 às 18:36 Última atualização: 20.12.2022 às 18:38

O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou nesta terça-feira (20) o nome do seu ex-vice e atual governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), para a diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A instituição de fomento atende os três Estados da Região Sul. 

Leite já adiantou que, quando a presidência rotativa do banco voltar para o Rio Grande do Sul, Ranolfo será indicado para o cargo de presidente – o que deve ocorrer em 2024. A última a ocupar a posição como representante do Estado foi Leany Lemos.

Atual governador assume o cargo em 2023
Atual governador assume o cargo em 2023 Foto: Maurício Tonetto/Divulgação


Ranolfo foi eleito como vice-governador de Eduardo Leite no primeiro mandato. Quando Leite decidiu se afastar do governo para concorrer à reeleição, em março deste ano, o vice assumiu a chefia do Executivo, enquanto Gabriel Souza (MDB) foi escolhido para compor a nova chapa tucana. O espaço de Ranolfo na nova gestão era discutido desde à reeleição de Leite.

O que o BRDE

Fundado em 1961, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a instituição tem a função de fomentar e apoiar projetos que visam aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região através de financiamentos de longo prazo para investimentos. A presidência da instituição é dividida entre os representantes de cada estado.

A sede administrativa e agência do BRDE fica em Porto Alegre, mas também há agências em Florianópolis e Curitiba, além de um escritório de representação no Rio de Janeiro e espaço de divulgação em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Quem é Ranolfo Vieria Júnior

Policial Civil, onde fez sua carreira profissional, Ranolfo foi chefe de Polícia do Estado durante a gestão Tarso Genro (2011-2015). Entre 2017 e 2018 foi secretário de segurança de Canoas. Eleito na chapa de Leite em 2018, ele acumulou durante o governo o cargo de vice-governador e secretário de segurança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual