Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul PROGRAMA

Nova fase do Mais Médicos não deve ter presença de profissionais estrangeiros

Em visita ao Rio Grande do Sul, represente do Ministério da Saúde apontou para maior adesão de médicos brasileiros ao programa

Publicado em: 29.06.2023 às 21:23 Última atualização: 29.06.2023 às 21:24

O avanço do programa Mais Médicos foi um dos temas tratados durante a coletiva sobre a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Sul. O Estado é o terceiro do País com mais vagas no atual processo de contratação, e o segundo que mais precisa de reposição de profissionais do programa.

Coletiva antes da visita de Lula ao RS | Jornal NH
Coletiva antes da visita de Lula ao RS Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

De acordo com números do Ministério da Saúde, devem ser contratados 541 médicos através do atual edital, que se somarão aos 434 que já atuam no Estado. Uma das grandes polêmicas da primeira versão do programa, a contratação de médicos estrangeiros, é vista como possibilidade remota nesta retomada.


Publicidade
“Avaliamos que dificilmente vá evoluir para o perfil de médicos estrangeiros”, afirmou o secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, durante a coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (29) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Na avaliação de Proenço, a primeira versão do Mais Médicos permitiu o aumento do interesse de brasileiros para o programa “e entendemos que nesse momento não seria necessário avançar para outra etapa em que foi feito uma cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o ministério da saúde de Cuba.”

O secretário adjunto ainda cita que os critérios do programa não mudaram neste período, sendo que as primeiras vagas são oferecidas para médicos brasileiros, depois para brasileiros formados no exterior e por último as vagas são ofertadas a médicos estrangeiros. No edital atual, até o momento, 15% das vagas foram ofertadas para brasileiros com formação no exterior.

Lula desembarca na manhã desta sexta-feira (30) no Estado, onde cumpre diversas agendas. O primeiro compromisso é em Viamão, cidade da Região Metropolitana, onde ele entregrará casas do programa Minha Casa Minha Vida. A tarde Lula almoça com o governador Eduardo Leite e depois participa da inauguração oficial de dois blocos do HCPA.

Eduardo Amaral

Entre em contato com
Eduardo Amaral

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual