Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul INVERNO CLIMÁTICO

PREVISÃO DO TEMPO: El Niño e temperatura acima da média; saiba como será o mês de julho no RS

Período onde são registrados os dias mais frios do ano no Rio Grande do Sul deve ser diferente este ano, confira os detalhes

Publicado em: 30.06.2023 às 11:20 Última atualização: 30.06.2023 às 11:21

Julho, o segundo mês do inverno climático, começa neste sábado (1º). Diferente de outros anos em que o período foi marcado por frio intenso no Rio Grande do Sul, a meteorologia alerta para temperatura acima da média. Além de menos frio, os próximos 31 dias serão marcados pela presença do fenômeno El Niño e por pouca chuva no Estado. 


PREVISÃO DO TEMPO: El Niño e temperatura acima da média; saiba como será o mês de julho no RS | Jornal NH
PREVISÃO DO TEMPO: El Niño e temperatura acima da média; saiba como será o mês de julho no RS Foto: Arquivo/GES

Temperatura acima da média

Segundo a MetSul Meteorologia, julho tem uma temperatura mínima média histórica de 10,4°C, a menor entre os meses do ano. Já a temperatura máxima média é de 19,7°C, também a mais baixa entre todos os meses do calendário.


Publicidade
Em 2023, são esperadas marcas acima da média. "A possibilidade de ser um dos meses de julho mais quentes até hoje na estatística não está fora de consideração", afirma a meteorologista Estael Sias. 

Este será o primeiro julho com a faixa equatorial do Pacífico aquecida desde 2019 e sob efeito de El Niño instalado e em intensificação, conforme a MetSul.

Chuva

Os modelos de previsão climática demonstram que parte do Sul do Brasil, especialmente cidades mais a Oeste, terão um julho com menos chuva. Os maiores volumes se concentrariam no Leste.

A MetSul destaca que uma grande massa de ar seco e quente estará sobre o País, o que pode fazer a chuva aumentar no território vizinho, na região de Buenos Aires e no Uruguai, o que levaria a um incremento da chuva também no Sul gaúcho. 

Os volumes de chuva serão baixos no início do mês e aumentam na segunda metade de julho. Já os efeitos do El Niño na chuva no RS são esperadas principalmente a partir de agosto ou setembro, o que fará com que a primavera seja muito chuvosa.

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual