Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul AO VIVO

Assista à votação da PEC dos símbolos do RS na Assembleia Legislativa

Proposta é votada em meio à discussão sobre verso do hino gaúcho considerado racista; entenda a polêmica

Publicado em: 04.07.2023 às 13:58

A Proposta de Emenda à Constituição que trata da proteção dos símbolos do Rio Grande do Sul será votada em primeiro turno nesta terça-feira (4). A sessão da Assembleia Legislativa iniciou às 14 horas.


PEC dos símbolos do RS será votada em meio a polêmica sobre verso do Hino gaúcho considerado racista | Jornal NH
PEC dos símbolos do RS será votada em meio a polêmica sobre verso do Hino gaúcho considerado racista Foto: Assembleia Legislativa

Assista ao vivo

O PL foi proposto pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) e outros 19 parlamentares. A PEC começou a ser discutida na última terça-feira (27), mas não havia o número necessário de parlamentares para concluir a votação, que foi adiada. Para ser aprovada, a PEC precisa de, no mínimo, 33 votos favoráveis em dois turnos.

Audiência pública debateu a letra do Hino gaúcho

Na segunda-feira (3), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos promoveu uma audiência pública para debater a letra do Hino Rio-grandense. O encontro foi promovido pela deputada Bruna Rodrigues (PCdoB).


Publicidade
Na audiência, entidades que representam o povo negro defenderam a rejeição da PEC e a realização de um debate com a sociedade sobre a alteração da letra do hino, que consideram racista. A crítica diz respeito aos versos "povo que não tem virtude acaba por ser escravo".

A presidente da comissão argumentou que a constituição do RS já protege os símbolos gaúchos. Laura ressaltou que o movimento não é contra a tradição cultural gaúcha, mas que o povo negro tem o direito de ter "nos símbolos do Estado sua dignidade garantida".

Já o deputado Mateus Gomes (PSOL) lembrou que nenhum país democrático tornou seus símbolos imutáveis e que há inúmeros exemplos de alterações no decorrer da história. "A PEC desvaloriza a contribuição de nosso povo para a cultura gaúcha e busca apagar a presença dos negros na história do Rio Grande do Sul", afirmou.

Kassiane Michel

Entre em contato com
Kassiane Michel

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual