Publicidade
Notícias | Canoas VIOLÊNCIA

Jovem finge ser cliente para ajudar dupla a assaltar loja de celulares em Canoas; câmeras gravam ataque

Crime aconteceu quando funcionários encerravam o expediente; esta é a terceira vez, em um ano, que o mesmo estabelecimento é atacado

Publicado em: 28.06.2023 às 15:19 Última atualização: 29.06.2023 às 13:46

Uma loja de aparelhos celulares foi assaltada, no final da tarde desta terça-feira (27), em Canoas. Foi o terceiro assalto sofrido pelo estabelecimento que fica no bairro Estância Velha apenas no último ano, segundo os funcionários.

Proprietária da loja segue preocupada com a segurança após terceiro ataque em apenas um ano
Proprietária da loja segue preocupada com a segurança após terceiro ataque em apenas um ano Foto: PAULO PIRES/GES

O crime aconteceu por volta das 18 horas, quando os funcionários se preparavam para fechar e uma cliente, aparentemente acima de qualquer suspeita, resolveu entrar.

"Era uma guria que parecia de menor", relata uma funcionária, que por segurança, pediu para não ser identificada. "Ela estava entrando quando meu colega percebeu que fez sinal com a mão".

Após a sinalização da abertura da porta, outros dois criminosos invadiram a loja armados. Um deles chegou a ficar trancado no portão automático no momento em que ele estava sendo fechado.

"A gente percebeu que seria assaltado pelas câmeras", revela. "Tentamos fechar tudo o mais rápido possível, mas não deu tempo e eles conseguiram entrar".

Os criminosos apontaram armas e fizeram diversas ameaças aos funcionários durante os minutos em que permaneceram no local, mesmo que as vítimas não oferecessem nenhum tipo de reação.

"Olha, a gente vai atirar, hein! Se falarem alguma coisa, vamos voltar e matar vocês", repetiam sem parar enquanto reviravam as coisas, relata uma das vítimas. "A gente fica com medo, sabe?"

O resultado do assalto foi o roubo de um iPhone que era usado pela loja, mais um aparelho de uma cliente que havia sido levado para conserto, além de R$ 120 que estavam no caixa.

"Acho que eles saíram frustrados, porque tudo que a gente tinha eram caixas vazias no balcão".

Prejuízo

Segundo a proprietária da loja, que também não quer ser identificada, o investimento em segurança feito pelo estabelecimento já foi enorme.

"Na primeira vez que fomos assaltados, tivemos um prejuízo de R$ 40 mil", recorda. "Levaram quase todos os iPhones que a gente tinha na loja e, como não tínhamos seguro, foi bem complicado".

Desde então, a loja mudou de endereço e reforçou os avisos aos clientes que não temos mais iPhones no estabelecimento. Os celulares vendidos são recebidos pelos clientes em casa.

"Parece que não entenderam que não temos aparelhos caros aqui na loja, porque já mudamos de endereço físico e mesmo assim já fomos assaltados outras duas vezes".

Ainda segundo a proprietária, o que pode ser visto no balcão são somente as caixas dos aparelhos, que ela acredita que podem estar servindo de chamariz para os criminosos.

"Eu acho que eles olham as fotografias no Instagram e pensam que os aparelhos estão todos aqui. É só pegar e sair correndo, mas isso não é verdade. São somente as caixas vazias". 

Parceira de crime

Segundo aponta a funcionária, a jovem que entrou no estabelecimento inicialmente fingiu ser uma vítima e se mostrou aflita com a presença dos assaltantes na loja. Não demorou muito tempo, contudo, para que ela deixar claro que estava fazendo parte do crime.

"A gente já tinha visto ela fazer sinal para os caras entrarem, então estranhamos quando ela se mostrou toda com medo", conta. "Só que depois ela ficou questionando sobre as caixas vazias e apontando para os caras onde era para procurar aparelhos."

Investigação

O caso está sendo apurado pela 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Canoas. Conforme a delegada Luciane Bertoletti, a Polícia Civil (PC) apura o crime e está em busca de suspeitos. "Estamos averiguando as imagens e trabalhando para identificar algum dos indivíduos que entraram na loja", explica. "Por enquanto, ainda não há suspeitos."

A delegada lembra que da última vez que o estabelecimento foi roubado, conseguiu identificar os suspeitos, levar à cadeia, e recuperar oito dos sete aparelhos roubados durante o assalto. "Nós vamos atrás, assim como já havia acontecido da última vez", avisa. "Lamentamos este tipo de situação. Felizmente, ninguém ficou ferido durante o assalto."

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual