Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Região

Prefeito de Campo Bom diz que pretende fortalecer consórcio dos municípios

Presidente da Amvars defendeu necessidade de adoção das compras coletivas como instrumento para reduzir gastos

Por João Victor Torres
Publicado em: 14.02.2020 às 05:00 Última atualização: 14.02.2020 às 10:03

Orsi tem a missão de dar continuidade aos trabalhos da entidade e suceder Fatima Daudt no comando da Amvars Foto: João Víctor Torres/GES-Especial
Economizar tempo e dinheiro. O Consórcio Público dos Municípios do Vale do Sinos (CP Sinos) é formado por sete prefeituras da região. O objetivo é que, a partir dele, possam ser promovidos pregões para compra de materiais, produtos e até mesmo serviços entre as cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars).

Além de baratear o preço final do que for adquirido, pois a compra acaba sendo feita em grande quantidade, se fortalece a garantia de entrega dos itens. Já que podem ser impostas sanções às prestadoras. O presidente da Amvars e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), destaca que pretende daqui a dois meses abrir novos processos para aquisições coletivas de produtos ou serviços. "Pedi que cada prefeito trouxesse, de três a quatro itens, que eles sintam maior necessidade, e a ideia é que até o mês de abril termos mais três pregões", afirma.

Orsi ainda exemplifica outros benefícios referentes à implementação do CP Sinos, que deu seus primeiros passos em 2016. "Acredito muito na força dos consórcios. O objetivo é, além de recursos que recebemos através do CP Sinos, como foi o caso do cercamento eletrônico, que se possa comprar coletivamente entre os municípios", afirma.

Um dos problemas às administrações das cidades pequenas é a baixa quantidade. Isso torna pouco atrativa a prestação do serviço contratado. Por isso, Orsi defende que, com isto, "passa-se de um poder de aquisição de em torno de 2 a 3 mil habitantes, isso nos municípios mais pequenos, para atender 800 mil pessoas", completa.

Números

Cinco pregões foram promovidos pelo CP Sinos desde a sua consolidação como consórcio. Ainda conforme a Amvars, a partir de agora, estão previstos mais quatro para ocorrer em breve.

 

Busca por recursos em Brasília

A associação buscará em Brasília recursos para padronização da sinalização nas nove cidades que integram o Vale Germânico. Orsi (foto) confirmou a informação ontem pela manhã, no programa Ponto e Contraponto, na ABC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.