Publicidade
Notícias | Região CRIME ORGANIZADO

Chefe de grupo de extermínio é capturado durante almoço em restaurante de Novo Hamburgo

Três comparsas da facção foram presos há seis meses com drogas, armas e fardas da Brigada Militar

Publicado em: 05.07.2023 às 20:36 Última atualização: 10.07.2023 às 16:23

Apontado como chefe de uma célula de facção encarregada de matar rivais entre o Vale do Sinos e o litoral, um foragido de 45 anos foi capturado em Novo Hamburgo. A prisão aconteceu quando ele almoçava em um restaurante na área central do bairro Lomba Grande, por volta das 13 horas desta terça-feira (4). Estava morando em um sítio na localidade rural.


Quadrilheiro de 45 anos se escondia no bairro Lomba Grande | Jornal NH
Quadrilheiro de 45 anos se escondia no bairro Lomba Grande Foto: Polícia Civil


Publicidade
“As investigações indicam que é o responsável pela onda de homicídios ocorrida no litoral norte no primeiro semestre deste ano”, declara o titular da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Tarcísio Kaltbach. Segundo o delegado, GVSB tem extensa ficha criminal por homicídio e tráfico. 

Plano frustrado

Tarcísio lembra que, na manhã de 13 de janeiro, três subordinados do foragido foram presos em Novo Hamburgo com armas, munições, 46 quilos de drogas e fardas da Brigada Militar nos bairros Canudos, Operário e Santo Afonso. “Apuramos que estavam se preparando para executar mais rivais na região de Tramandaí.” 


Uniformes militares, armas e drogas foram apreendidos com o grupo há seis meses nos bairros Santo Afonso, Canudos e Operário | Jornal NH
Uniformes militares, armas e drogas foram apreendidos com o grupo há seis meses nos bairros Santo Afonso, Canudos e Operário Foto: Polícia Civil

GVSB seria o articulador e mandante das mortes. Com a prisão dos comparsas, que seguem recolhidos, ele decidiu ficar recluso por quase seis meses, possivelmente em Lomba Grande. Mais recentemente, teria começado a sair em locais públicos. Até ser capturado no restaurante.

Uniformes eram usados nas execuções de rivais

Conforme o delegado, os uniformes militares eram usados nas execuções. Coturnos, coletes balísticos com inscrição da Força Tática da BM, duas pistolas calibre 9 milímetros e um giroflash para simular viatura também foram apreendidos há seis meses.

O grupo do vale do Sinos estava travando uma batalha pelo tráfico no litoral, com violentas mortes, e já fornecia maconha e cocaína no entorno de Tramandaí. Quatro carros usados no transporte da droga foram recolhidos com os três presos em Novo Hamburgo - um Honda Civic preto emplacado em Camboriú (SC), um Chevrolet Prisma branco de Viamão, um Renault Sandero azul de Novo Hamburgo e um Nissan March prata de Porto Alegre.

Silvio Milani

Entre em contato com
Silvio Milani

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual